Você conhece as folhas de oliveira? A oliveira, cujo nome científico é Olea europaea L., é uma árvore da família das oleáceas. Nativa da região do mar Mediterrâneo e do norte do Irã, a oliveira é bastante presente em Israel, onde estima-se que há pés de oliveira com mais de 2,5 mil anos de idade!
No Brasil, o registro mais antigo que se tem do plantio de oliveira data de 1800, quando a planta foi trazida por imigrantes europeus para o Rio Grande do Sul. Entre os primeiros cultivos, a planta também se desenvolveu em Minas Gerais e em Campos do Jordão, em São Paulo, já que a espécie se adapta bem a regiões altas.
Além das deliciosas azeitonas, que são o fruto da oliveira e das quais se extrai também o azeite de oliva, essa árvore contribui com benefícios do chá de suas folhas.
O extrato, o chá e o pó da folha de oliveira são utilizados em vários países devido ao potencial de seus compostos bioativos, que podem ter efeitos antioxidantes, anti-hipertensivos, propriedades anti-inflamatórias, hipoglicêmicas e hipocolesterolêmicas.
O consumo do pó, extrato ou chá de oliveira proporciona benefícios para pessoas com diabetes, uma vez que os efeitos hipoglicêmicos da folha de oliveira podem ajudar a regular os níveis de glicose, reduzindo os efeitos negativos do açúcar no sangue.
Segundo estudos, as propriedades anti-inflamatórias do chá de oliveira previnem inflamações e diminuem os riscos de desenvolvimento de células cancerígenas.
O efeito antioxidante das folhas de oliveira evita o estresse oxidativo das células, causado pelos radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce.
Um estudo mostrou que os compostos fenólicos presentes no extrato das folhas de oliveira apresentam efeitos contra agentes infecciosos causadores de infecções vaginais, intestinais e respiratórias.
O consumo do extrato das folhas de oliveira ajuda na redução do colesterol ruim.
O consumo do extrato de folha de oliveira é recomendado àqueles que possuem pressão alta. Um estudo mostrou que o consumo de 50 mg de folhas de oliveira em forma de extrato duas vezes ao dia reduziu a pressão de pacientes com hipertensão no estágio 1.
Todos estes benefícios se devem à presença da oleuropeína. E para aproveitar os benefícios dessa substância, o ideal é incluir o chá na dieta não só para combater doenças, mas para preveni-las. Além do chá, outra forma de incluir as folhas de oliveira na dieta é acrescentá-las em pratos quentes, principalmente em sopas, tomando o cuidado de não cozinhá-las, apenas acrescentá-las como infusão, assim como no chá.
Para aproveitar os benefícios do chá de oliveira, confira abaixo a receita. E, para aprender a incluir as folhas de oliveira no dia a dia a fim de impulsionar o bem-estar, confira uma receita de sopa de tomate com pó de folhas de oliveira.
Ferva a água. Desligue o fogo, acrescente as folhas, tampe e deixe esfriar um pouco. Beba ao longo do dia sem requentar.
Refogue a cebola no azeite durante um ou dois minutos. Adicione o alho e refogue-o. Quando começarem a dourar, adicione os tomates e refogue-os até começarem a soltar água. Então adicione os raminhos de ervas (exceto o orégano e a oliveira) e deixe cozinhar por cinco minutos.
Depois desse passo, adicione a água, o sal e a pimenta. Deixe ferver e prove para verificar se falta sal ou outro tempero. Então adicione a polpa de tomate.
Deixe cozinhar por mais 30 minutos e então bata a sopa com um mixer. Depois de bater, acrescente o orégano desidratado e o pó de oliveira.
Deixe cozinhando por mais dois minutos e está pronta. Prove e, se sentir que ficou muito ácido, acrescente uma colher de sopa de açúcar mascavo (ou quanto achar necessário).
Os estudos mencionados analisaram os benefícios do extrato das folhas de oliveira em quantidades específicas. Isso não significa que o chá de oliveira e a sopa com folhas de oliva apresentarão, necessariamente, os mesmos resultados.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais