Aveia, água, sal e certificações. Nude. lança linha de produtos desenvolvidos a base de aveia orgânica alinhada com as demandas de ESGs
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Investimentos sustentáveis vêm ganhando força nos últimos anos. A ESG – índice que avalia o impacto ambiental,social e de governança de uma organização – é hoje uma variável importante na hora de trazer investidores para as empresas.
De acordo com o banco americano J.P. Morgan, até o fim do ano de 2020, os ativos globais em ESG alcançaram U$ 45 trilhões.Neste contexto, novas empresas experimentam soluções inovadoras como a Nude. – uma foodtech com DNA 100%brasileiro – que chegou ao mercado em dezembro, com bebidas plant based desenvolvidos com aveia orgânica e sem glúten.
A frente da marca, Giovanna Meneghel destaca: “Considerando a crise climática como principal desafio,propomos um modelo de inovação que vai a fundo em nossas práticas.
Buscamos as certificações possíveis para conversar com o debate atual, monitoramos o caminho percorrido pela aveia, do plantio até a chegada do produto às gôndolas, além de estruturarmos pilares estruturados em transparência e rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, e um trabalho próximo a seus agricultores e processadores.”
A empresa entende que desenvolver um produto que ganha em sabor ajuda na tomada de decisão do consumidor, já que nossas escolhas ajudam a causar mais danos ao planeta. Nude. apresentou cinco produtos em seu lançamento:versão original (feita apenas com aveia orgânica, água e sal marinho), versão cacau e baunilha, com ingredientes orgânicos e naturais, uma versão calcificada e a versão barista – feita para atender a demanda da vaporização nas cafeterias.
Giovanna destaca: "Nossa preocupação é com as mudanças climáticas e a intenção em ajudar na transição da sociedade para uma economia de baixo carbono permeiam as decisões do time, que oferece produtos com uma baixa Pegada de Carbono, ou seja com baixo impacto ambiental.
Além disso, a Nude. neutralizou as emissões degases de efeito estufa relativas a estes produtos, tornando-os Carbono Neutro. Desde o momento da fundação da empresa, no C level, contamos com uma chief sustentability officer – ou seja, uma diretora que faz a gente agir e questionar tendo a sustentabilidade como norte”, afirma a CEO.
Nude é a primeira marca no setor a lançar uma bebida Carbono Neutro. “Tão importante quanto neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa é comunicar o impacto ambiental de cada produto, colocando a Pegada de Carbono nos rótulos. Nossa intenção é possibilitar que o consumidor faça escolhas conscientes” Salienta Mariana Malufe Spignardi, CSO da empresa.
A Nude. incentiva a indústria a fazer o mesmo, objetivando que em um futuro próximo, os consumidores comparem não apenas a tabela nutricional, mas o impacto ambiental de seus produtos favoritos. Mas a Nude. não para por aí: “Criamos nosso modelo contemplando a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e respectivas metas. Nossa governança é orientada pelos critérios do Sistema B,movimento no âmbito global que busca disseminar o desenvolvimento sustentável e equitativo”, lembra Mariana.
Quando questionada sobre a proposta da Nude. de reduzir o impacto ambiental do setor de alimentos, Mariana salienta que ao substituir o leite de origem animal por leites vegetais, o consumidor pode gerar um impacto positivo significativo, maior do que muitas pessoas podem imaginar. E propõe um cálculo feito com base em estudos científicos: Ao assumirmos nossa projeção de venda para os próximos 5 anos — 10M de litros vendidos, com a pegada de carbono média de 0.35Kg de CO2e/litro de Nude (cálculo feito pela CarbonCloud), a empresa emitirá 3.500 T deCO2e.
Se assumirmos igualmente que o mesmo volume de leite de vaca deixou de ser consumido — pegada média de 1.0956 Kg de CO2e/litro de leite de vaca (fonte Poore & Nemecek) — o total que seria emitido seria de 10.956Tde CO2e. Ou seja: um produto como este produz economia de 7.456 T de CO2e – o que equivale às emissões de aproximadamente 1.300 voltas de carro ao redor do planeta (considerando 0.14Kg de CO2e/Km – fonte CarbonCloud).
Lançar um produto em meio a crise foi um desafio, mas que ajudou a estabelecer os valores da empresa. “Nós trabalhamos de forma horizontal, aberta e colaborativa no plano de negócios. A cultura da empresa está sendo construída com base nos valores do time, que tem como prioridade questões sociais e ambientais.
Uma amiga um dia nos chamou em nerds em inovação porque fomos a fundo em cada etapa do desenvolvimento da empresa. Adotamos o termo em nossa comunicação. Mais que buscar o que é apenas disruptivo e diferente, decidimos construir uma marca baseada em transparência, simplicidade e natureza. Não tem nada mais inovador e resistente que isso”, afirma a Mariana.
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