O formigamento nos pés pode ser causado pela pressão nos nervos ao se sentar sobre os membros inferiores ou por condições pré-existentes
O formigamento nos pés geralmente é uma sensação comum causada pela pressão nos nervos da região depois de passar muito tempo sentado, em pé ou pressionando o membro. No entanto, em casos constantes, o desconforto pode ser causado por uma condição pré-existente, que precisa ser analisada por um profissional da saúde.
A única ocasião em que os pés formigam e a pessoa não precisa se preocupar é quando é feita muita pressão sobre o membro, fazendo com que seus nervos entrem em estado de “pinos e agulhas”. Essa sensação deve passar depois de alguns minutos, e fazer uma massagem na região pode ajudar no alívio.
Porém, se o formigamento no pé não melhora de jeito nenhum, e surge em momentos em que não há pressão nos nervos, o ideal é buscar ajuda médica. Algumas condições que podem causar formigamento nos pés são:
Quando o formigamento é preocupante?
Síndrome do Túnel de Tarso
Essa condição faz com que o nervo, conhecido com tibial posterior, se comprima enquanto atravessa o túnel de Tarso, encontrado no tornozelo. O paciente apresenta dormência, queimação e formigamento nos pés que vão do tornozelo até a ponta dos dedos. O diagnóstico é feito através de exames de imagem.
O tratamento é feito com fisioterapia, medicamentos orais, tópicos, sapatos ortopédicos ou a aplicação de cirurgias.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo ocorre quando a glândula da tireoide não funciona ou não produz hormônios suficientes para o corpo. Os sintomas podem ser leves, e muitas pessoas acabam não tratando a doença. Porém, quando não tratada, ela pode gerar complicações que danificam os nervos periféricos, com os do pé.
Os principais sinais do hipotireoidismo são:
- Fadiga
- Ganho de peso
- Rosto inchado
- Menstruação irregular ou muito forte
- Perda de cabelo
- Baixo batimento cardíaco
- Fraqueza dos músculos
- Dor nas juntas
- Problemas de memória
Para o diagnóstico é realizado através de exames de sangue que mostram os níveis da tiroide. Já o tratamento pode ser feito através da ingestão oral de hormônios.
O Fenómeno de Raynaud
O fenômeno de Raynaud é uma condição que faz com que o fluxo sanguíneo dos dedos dos pés diminua. Isso acontece porque as veias ficam estreitas no frio ou quando a pessoa se estressa, e então, seus dedos e pés ficam brancos ou roxos. Esse problema pode gerar formigamento nos pés.
Exames microscópicos ou de sangue são usados no diagnóstico, onde o médico avalia o estado dos capilares sanguíneos. No caso do tratamento, ele pode ser feito com o uso de meias para evitar o contato com o frio ou cirurgia local.
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla afeta o sistema nervoso central, fazendo com que o sistema imunológico ataque o tecido que protege os nervos. Como resultado, os nervos ficam danificados e a comunicação do cérebro e do corpo é desgastada.O formigamento nos pés, rosto e extremidades é um dos sintomas mais comuns da esclerose múltipla.
Outros sintomas são:
- Fadiga
- Fraqueza
- Dor
- Coceira
- Problemas de equilíbrio
- Espasmos musculares
- Dificuldade de enxergar
- Tontura
- Problemas sexuais
- Mudanças cognitivas
- Alterações emocionais
- Depressão
O diagnóstico é feito através de exames neurológicos, e não existe cura para a esclerose múltipla, apenas tratamentos que ajudam a atrasar o avanço da doença.
Compressão da medula espinhal
A compressão da medula espinhal é causada por qualquer condição que faça pressão na região da corda espinhal, na coluna cervical e lombar. O problema pode ser causado por uma doença ou até mesmo uma lesão. Para diagnosticar a condição, são feitos exames de imagem e o paciente é questionado sobre os sintomas de formigamento nos pés.
O tratamento é feito com medicamentos anti-inflamatórios, terapia física e cirurgias, dependendo do estado da lesão na medula espinhal.
Diabetes e neuropatia diabética
A diabetes e sua complicação, a neuropatia diabética, são algumas das causas mais comuns de formigamento nos pés. No caso da neuropatia, ela surge apenas quando ocorre dano em um nervo devido a altos níveis de açúcar no sangue. Os sintomas de diabete são:
- Urina frequente;
- Boca seca;
- Pele irritada;
- Dor ou dormência nas mãos e nos pés;
- Aumento de apetite;
- Infecções;
- Tontura;
- Alterações na vista;
- Dificuldade de cicatrização;
- Perda de peso;
Para diagnosticar a diabetes, um profissional irá realizar uma série de exames e o histórico familiar. O tratamento é feito com uso de medicações insulina e mudança no estilo de vida.
Neuropatia Periférica
Essa condição faz com que os nervos periféricos não funcionem corretamente, o que causa formigamento nos pés. Os sintomas mais conhecidos dessa doença são:
- Dormência
- Queimação
- Câimbra
- Sensação de algo subindo pela pele
- Formigamento
Quando não tratada, a neuropatia periférica pode se tornar irreversível. O diagnóstico é feito através de exames de sangue, e a terapia é tratar a condição pré-existente que causa a neuropatia.
Doenças autoimunes
Existe um número de doenças autoimunes que causam formigamento nos pés. Algumas delas são:
- Lúpus
- Doença de Sjögren
- Síndrome de Guillain-Barré
- Doença celíaca
- Artrite reumatóide (AR)
Outras causas do formigamento nos pés
- Gestação
- Deficiência nutricional
- Uso de medicamentos
- Nervo comprimido
- Exposição à toxinas