Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fotovoltaica” é um termo que se refere a um tipo de tecnologia de produção de energia elétrica a partir do uso da luz do Sol, uma das fontes de energias renováveis.  

A energia fotovoltaica é baseada no uso de células solares, sendo uma  forma de produzir energia solar a partir da conversão direta da luz solar em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotovoltaico

Esse efeito ocorre naturalmente em alguns tipos de materiais, chamados semicondutores.

A energia fotovoltaica pode ser gerada para autoconsumo em residências ou para suprir a demanda energética de comércios e indústrias a partir da instalação de grandes usinas solares

Essa tecnologia possibilita a conexão das residências à rede de energia, o que permite que, em casos de produção excedente à consumida, a energia não utilizada possa ser vendida na forma de crédito. 

Qual é o valor da energia fotovoltaica?

Se você não tem paciência para fazer conta, saiba que é possível preencher o formulário a seguir e obter um orçamento gratuito, e sem compromisso, da empresa especializada em energia solar Holu. Mas, se você quer ter uma dimensão sobre o que levar em consideração nos gastos da implantação da energia fotovoltaica, continue a leitura:

Antes de adquirir um sistema de energia fotovoltaica residencial, primeiro,  descubra quantas placas solares você irá precisar.

Para isso, calcule seu gasto médio mensal em kWh com base nas contas de luz dos últimos 12 meses. Obtenha a média somando os valores e dividindo o resultado por 12.

Em seguida, descubra se a classificação da sua rede é monofásica, bifásica ou trifásica. Esta informação é encontrada na sua conta de energia elétrica. A depender da classificação da sua rede, um valor diferente de kWh deve ser deduzido do consumo médio:

  • Monofásica: reduza 30 kWh;
  • Bifásica: reduza 50 kWh;
  • Trifásica: reduza 100 kWh.

Com o gasto médio mensal ajustado, divida o valor por 30 para obter seu gasto médio diário. Guarde este número!

Consulte o Atlas Brasileiro de Energia Solar para descobrir a irradiação solar disponível em sua região. Como exemplo, considere o valor de 3,98. Divida o seu gasto médio diário pelo valor da irradiação solar. Para chegar no valor em watts, multiplique o resultado obtido por mil.

Então, pegue esse valor em watts e divida por placas solares de 465 watts. Logo, você terá um valor aproximado de quantas placas você precisará para suprir sua demanda energética.

Como é gerada a energia solar fotovoltaica?

Durante o dia, a radiação solar pode ser diretamente convertida em eletricidade por células solares (ou células fotovoltaicas). Nestas células, uma pequena voltagem elétrica é gerada cada vez que a luz atinge a junção entre o metal e um semicondutor, como o silício, ou a junção entre dois semicondutores diferentes.

Mais detalhadamente, os fótons (partículas da luz solar) atingem e ionizam o material semicondutor do painel solar, liberando os elétrons mais externos de suas ligações atômicas. Por conta da estrutura do semicondutor, os elétrons liberados são forçados em uma direção, criando uma corrente elétrica.

A quantidade de energia gerada por uma única célula fotovoltaica é geralmente de apenas dois watts. Porém, ao conectar um grande número de células, formando módulos fotovoltaicos que em conjunto estruturam painéis fotovoltaicos, é possível gerar centenas ou até milhares de quilowatts de energia elétrica, seja em uma usina fotovoltaica ou em um sistema de energia solar residencial.

A eficiência da maior parte das células fotovoltaicas atuais é de aproximadamente 15% a 20%, o que faz necessária a junção de um grande número de células, mesmo para uma produção moderada de energia.

Isso acontece porque parte do espectro luminoso é refletido, uma parte (o infravermelho) é muito fraca para gerar eletricidade e outra (o ultravioleta) gera calor em vez de eletricidade.

Ainda assim, pequenos módulos fotovoltaicos podem ser utilizados em dispositivos que demandam pequenas quantidades de energia, como relógios de pulso e calculadoras.

Como funciona o sistema de energia solar à noite?

Durante à noite, o sistema fotovoltaico não produz eletricidade. Entretanto, se você instalar baterias, é possível armazenar a energia produzida durante o dia para ser utilizada durante à noite.

Qual é a diferença entre energia solar on-grid e off-grid?

Off-grid

O sistema de energia solar off-grid é autônomo e independente da rede de distribuição de energia elétrica. Esse sistema é sustentado por baterias que armazenam a energia.

Um sistema off-grid é composto por painéis solares, cabos e estrutura de suporte, que compõem juntos o bloco de geração de energia; inversores e controladores de carga, que formam o bloco de condicionamento de potência; e as baterias propriamente ditas, que são do bloco de armazenamento.

A energia excedente produzida é armazenada nas baterias e utilizada pelo sistema em momentos de pouca ou nenhuma incidência de Sol, como nos períodos noturnos. Dessa forma, as baterias são a fonte de energia reserva do sistema. 

On-grid

Já o sistema solar fotovoltaico on-grid, também chamado de grid-tie, precisa, necessariamente, estar conectado à rede de distribuição de energia. Esse tipo de energia fotovoltaica é mais eficiente que os sistema off-grid e dispensa a utilização das baterias e dos controladores de carga, o que faz com que seu kit tenha um preço mais baixo.

No caso de sistemas on-grid, os inversores terão, além da função tradicional de converter a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), a função de sincronizar o sistema com a rede pública. 

No sistema on-grid, por não possuir dispositivo de armazenamento, toda a energia excedente produzida (aquela que não é utilizada pela residência ou pela empresa) é enviada de volta à rede convencional de energia elétrica.

Com isso, o relógio medidor de energia elétrica gira no sentido contrário e esse excedente é convertido em créditos de energia, que podem ser utilizados em momentos onde a demanda é maior que a produção, dentro de um período de até 36 meses.

Com isso, apesar da residência ainda fazer uso da rede convencional de energia, há uma economia na conta: você só paga a diferença entre o que é consumido e o que é produzido.

Esse tipo de sistema é regulamentado pela resolução normativa nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 17 de abril de 2012, que é o que define o mecanismo de compensação de energia.

Outro ponto positivo é que esses créditos conseguidos podem ser utilizados por outras unidades consumidoras, desde que possuam o mesmo titular e façam parte da mesma rede distribuidora.

É seguro investir em energia solar?

Em meio ao colapso ambiental que, infelizmente, o planeta se encontra, nada pode ser considerado 100% seguro. Entretanto,  a adoção de práticas sustentáveis pode reduzir a vulnerabilidade ambiental da humanidade. 

Nesse contexto, investir em energias renováveis, como é o caso da energia solar fotovoltaica, é uma das práticas mais seguras disponíveis em termos socioeconômicos.  A maior segurança do uso desse tipo de energia é o fato de que sua fonte é o Sol. 

Além disso, poderosos do mercado têm despertado a consciência para o fato de que a sustentabilidade de qualquer atividade é um pilar  para a economia e o mercado. Em outras palavras, isso significa que investir em energia solar é seguro e altamente recomendado. 

Quanto tempo dura uma placa de energia solar?

Em termos gerais, a vida útil de uma placa solar é de 25 a 30 anos. Entretanto, em alguns casos, um painel solar pode durar mais de 40 anos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais