A mudança do uso do solo permitirá aumento da produção da quantidade de energia sem demandar mais espaço que o já utilizado pelos carros
O governo francês, chefiado pelo presidente Emmanuel Macron, determinou, este mês, que todos estacionamentos com mais de 80 vagas deverão ser cobertos com painéis solares. A iniciativa pública também construirá cerca de 50 parques eólicos adicionais, como o offshore de Saint-Nazaire até 2050, na França.
Com a aprovação do Senado, a mudança é resultado da meta de aumentar a produção de energias renováveis. A iniciativa multiplicará a produção atual de energia solar por dez e dobrará aquela proveniente de parques eólicos, no prazo de três anos a partir da data de sua aprovação.
Ao final da instalação dos painéis solares, será possível produzir uma quantidade de energia equivalente à produzida por dez reatores nucleares, tornando possível abastecer milhões de residências.
A partir de 1º de julho de 2023, os estacionamentos menores que tenham entre 80 e 400 vagas terão cinco anos para se adequar às novas medidas.
Outras medidas em discussão incluem a construção de grandes fazendas solares em terrenos baldios que se encontram ao longo de rodovias e ferrovias, bem como em terras agrícolas.
O serviço ferroviário nacional da França, SFNF, também planeja instalar cerca de 190 mil metros quadrados de painéis solares em 156 estações em todo o país até 2025 e 1,1 milhão de metros quadrados até 2030, tudo com o objetivo de reduzir o consumo de energia em 25%.