O fubá nada mais é do que a farinha de milho com flocos finos e grande aderência a água
A palavra fubá foi herdada dos povos africanos, que foram trazidos a força pela escravidão brasileira, em português ela é traduzida como “farinha”. Em terras brasileiras, o fubá se refere a farinha de milho, produzida a partir da moagem dos grãos do cereal. Seu uso é amplo e pode ser feito em pudins, cremes, broas, mingau e bolos.
Qual é a origem do fubá?
O fubá foi um dos produtos derivados do milho que ganhou popularidade no mundo com a colonização de países latino-americanos. O alimento era preparado pelos indígenas como algo sagrado antes da chegada dos espanhóis e dos portugueses no continente. Porém, com o avanço da colonização e das mudanças econômicas, o milho virou um alimento tradicional da região, sendo considerado um produto básico na economia.
A Itália foi um dos primeiros países que espalhou a fama do produto, com a importação da farinha de milho para outros lugares no globo. Porém, em terras latinas ele também era conhecido pela preparação de polenta, bolo, mingau e muitas outras receitas.
Qual é a diferença entre fubá e farinha de milho?
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a farinha de milho e o fubá são o mesmo produto, já que ambos são resultado da moagem do milho. Porém, o que se defende é que eles tem uma leve divergência na aparência e nos seus usos. Exemplo:
A farinha de milho tradicional flocada é hidratada e triturada antes de ser torrada. A partir disso, o resultado são flocos secos e espessos, chamados de biju; já o fubá é degerminado e moído, o que faz com que seus flocos sejam mais finos e absorvam água com mais facilidade.
Qual a diferença entre cuscuz e fubá?
O cuscuz é uma receita brasileira feita a partir da farinha de milho flocada, ao contrário do fubá que é a farinha em si. O fubá não é comumente usado para a produção de cuscuz, porém, algumas receitas levam esse ingrediente.
Quais os tipos?
Fubá mimoso: essa farinha é bem fina e absorve a água com muita facilidade, sendo recomendada para a preparação de polenta e bolo de fubá;
Semolina: também conhecida como semolina, ela é grossa, por ser resultado da moagem incompleta do milho (ou da farinha de trigo). Comumente usada em receitas como pães e broas;
Fubá tradicional: o mais popular, feito a partir da moagem dos grãos de milho, que resulta em uma farinha de tamanho mediano.
Quais os benefícios para a saúde?
Assim como o milho, o fubá também é rico em nutrientes que fazem bem para a saúde. Para saber quais os nutrientes oferecidos pelo cereal confira a matéria “Milho: benefícios, economia e monocultura”. Os benefícios para o organismo são:
- Livre de glúten;
- Rico em ácido fólico, o que beneficia a formação neurológica de crianças;
- Fonte de niacina, zinco, ferro, potássio, magnésio e fósforo;
- Rico em fibras alimentares que fazem bem para a saúde digestiva;
- Devido a presença de minerais, antioxidantes e vitaminas, o fubá também exerce uma ótima função prevenindo doenças cardíacas, obesidade e diabetes.
Receita de bolo de fubá vegano
Agora que você sabe um pouco mais sobre o fubá, que tal aprender uma receita simples e vegana para fazer no café da manhã?
Ingredientes
- 1 copo de açúcar
- ½ copo de óleo
- 1 copo de água
- 2 copos de fubá
- Erva doce a gosto
- 1 colher de chá de fermento biológico
Modo de preparo
- Coloque o fubá em uma vasilha grande, adicione o açúcar, o óleo e a erva doce e mexa tudo;
- Acrescente a água aos poucos e vá mexendo, se achar necessário adicione um pouco mais de água;
- Coloque o fermento e mexa com uma colher;
- Despeje a massa em uma forma untada;
- Leve ao forno médio preaquecido e deixe dourar;
- Espete o palito para ver se o bolo está bom;
- Tire do forno e espere esfriar;
- Pode servir!