Guilherme Brammer Jr. criou empresa de impacto que atua na reciclagem de plásticos difíceis
O fundador da Boomera Henrique Guilherme Brammer Jr. foi anunciado nesta segunda-feira (4) como vencedor do 15º Prêmio Empreendedor Social, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com a Fundação Schwab, entidade coirmã do Fórum Econômico Mundial.
O engenheiro de materiais disputou o maior concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina e um dos mais importantes do mundo com Alcione Albanesi, fundadora da Amigos do Bem, e Thomaz Srougi, criador do dr.consulta.
A Boomera foi criada para valorizar e dar nova vida a dejetos que acabariam em aterros sanitários, a partir de pesquisa e desenvolvimento, design de produtos e logística reversa. A empresa atua com o modelo da economia circular, que une indústria, meio acadêmico e agentes ambientais para reciclar resíduos considerados difíceis e transformá-los em matéria-prima ou novos produtos.
Na cerimônia de entrega do troféu, Brammer dedicou o prêmio aos cooperados, que têm sua vida transformada através do lixo. “Hoje são milhares de pessoas que vivem disso com sorriso no rosto. A gente sai impactado com o que essas pessoas conseguem com tão pouco, e que ajudam literalmente a limpar esse país”, disse.
Segundo a Folha, o Prêmio Empreendedor Social ajuda a promover mudanças ao visibilizar ONGs e negócios sociais que transformam a realidade brasileira na educação, saúde, ambiente, desenvolvimento humano e inclusão. O troféu foi entregue por Patrícia Ellen, secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e representante da Schwab na cerimônia.
Veja também:
- Dow e Boomera desenvolverão nova resina plástica feita com material reciclado
- Reciclagem de plásticos: como se dá e no que se transformam?
- É possível reciclar uma bandeja de plástico?
- Catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil
- Documentário mostra vida de catadores de lixo sob outra perspectiva
- Separação do lixo: como separar o lixo corretamente