Furoshiki é a técnica japonesa que utiliza qualquer tecido quadrado, geralmente com estampa elegante ou divertida, para embalar presentes e transportar objetos. Muito popular no Japão, a palavra furoshiki 風 呂 敷 é originada da junção dos termos furo (banho) e shiki (abrir), porque o furoshiki começou a ser usado, durante o período de Nara (710-794), para proteger pertences e roupas em casas de banho japonesas.
Os nós do furoshiki são chamados musubu, que significa laço ou vínculo. Já usar o furoshiki para presentear alguém é um ato que se traduz pela palavra tsutsumu, ou seja, zelo e proteção. Por isso, no Japão, oferecer um furoshiki a alguém está associado a um gesto de carinho e amor.
Utilizado para embalar, o furoshiki caiu em desuso com a popularização das sacolas descartáveis, mas ressurge com força total em um momento em que aumenta a conscientização a respeito dos impactos do lixo plástico no meio ambiente.
Além disso, você pode fazer uma bolsa de furoshiki com diversos tipos de tecido, um embrulho moderno, uma embalagem ecológica e o que mais você desejar de maneira acessível, original e prática. No Natal, o furoshiki pode ser usado como um mimo para alguém especial ou dar um toque de autenticidade na apresentação dos seus presentes.
Apesar de qualquer tecido poder ser utilizado nesta técnica, cabe considerar algumas características na hora de escolher. Idealmente, prefira tecidos de fibras naturais, como o algodão e o linho. Isso porque tecidos sintéticos, como o poliéster, podem liberar microplásticos na lavagem – que são prejudiciais para a fauna aquática e para os seres humanos.
Outra atitude eco-friendly é reutilizar tecidos que você já possui em casa.
Ao escolher o tecido que irá utilizar para aplicar a técnica, considere também:
Fazer o furoshiki é muito fácil: tudo o que é necessário para amarrá-lo é o próprio pedaço de tecido. A única exigência é que o pano seja quadrado. O tamanho vai depender do objeto que você pretende embrulhar. A embalagem para presente pode ser totalmente personalizada: desde o tipo até o padrão e a espessura do tecido.
Confira no vídeo abaixo (em inglês) o passo a passo de como fazer uma amarração de fukoshiki:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais