Crostas na assadeira, poeira no ventilador, pelos dos bichinhos... Só de comentar já dá um desespero. Mas calma, estamos aqui para falar das soluções
Quando foi a última vez que alguém lembrou de limpar as teclas do computador, os cantos dos rodapés ou a parte de trás das pás do ventilador? E aí… Alguém?
Em vez de “deixar para lá” mais uma vez ou empurrar para outro dia, que tal aprender algumas dicas de limpeza que vão solucionar esses problemas de uma vez? Confira as dicas:
1. Pincéis de maquiagem para limpar teclados
Em dúvidas sobre como limpar o teclado do seu computador? Você pode passar a flanela que comprou especialmente para conservar seu tão amado notebook quantas vezes quiser, mas o resultado não será tão efetivo. E também não precisa comprar equipamentos especiais para limpeza de teclados; tudo o que você precisa é de um pincel de maquiagem. Ele é perfeito para o trabalho devido às cerdas que cabem direitinho no pequeno espaço entre as teclas. Certifique-se de lavá-los e secá-los bem antes de usar, já que não adianta limpar seu teclado se o pincel estiver úmido ou cheio de maquiagem.
2. Amido de milho tira manchas de óleo das paredes
Suas paredes da cozinha está cheia de manchas de óleo e repintá-las simplesmente não cabe no seu orçamento? Amido de milho ajuda a limpar as manchas de óleo de paredes e outros materiais.
Pegue um pano, polvilhe-o com bastante amido de milho e esfregue bem. A sujeira vai acabar se dissolvendo – essa dica vale também para manchas em tecidos claros e revestimentos de móveis.
3. Fronhas para limpar ventiladores de teto
Você está para limpar o ventilador há três meses, mas o medo de espalhar toda a poeira pelo cômodo quando você subir lá é maior, não é mesmo? Existe uma maneira mais prática para limpá-lo.
Envolva a pá do ventilador com uma fronha e esfregue, assim toda a “nhaca” que estava no ventilador acaba ficando dentro da fronha. Faça isso com cada pá, depois é só levar a fronha para máquina de lavar e pronto!
4. Pasta com bicarbonato de sódio para limpar o ferro de passar
O bicarbonato de sódio possui diversos usos e benefícios mas é na limpeza que ele brilha com sua praticidade e variedade. Com o ferro de passar não poderia ser diferente. Passado algum tempo, o metal do aparelho começa a ficar mais fosco e aparenta estar sujo, levando algumas pessoas a pensar que poderia estar perdendo a qualidade e deveria ser trocado. Pois não se preocupe, quando isso acontecer, faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água e passe-a apenas na parte metalizada(evitando os buracos) e deixe agir por 45 minutos, retirando o conteúdo com um pano.
5. Vassoura + pano de chão = limpeza do teto
Temos uma notícia boa e uma ruim. A ruim: você não tem mais desculpa para evitar as áreas difíceis de limpar, como tetos altos. A boa é que agora você pode alcançar essas áreas sem problema nenhum e tudo vai passar a ficar tinindo na sua casa.
Para isso, basta cobrir as cerdas da sua vassoura com um pano de limpeza e amarrá-lo no cabo com um elástico de borracha ou até mesmo de cabelo, e partir para a limpeza – ainda que o pé direito da sua casa tenha uns 2 metros, com essa ajuda você chega lá.
6. Rodinho para tirar pelos de animais em tapetes
Ah…o seu animal de estimação peludinho. Como algo tão pequeno pode conter tanto pelo? Seria mais fácil passar um camelo por um buraco de agulha do que conseguir remover todo o pelo que cai do seu animal no tapete. Mas não se preocupe, o rodinho de pia da sua cozinha pode ajudar. Basta passá-lo no tapete e ele irá juntar um bolo com os pelos do seu animal. No entanto, não é recomendado voltar a usá-lo na cozinha depois disso.
7. Assadeiras brilhantes? Como?
Apesar da lã de aço ser uma melhor alternativa à esponja de cozinha, o segredo não é gastar suas unhas esfregando suas panelas e assadeiras com ela, mas buscar produtos mais naturais, principalmente os que contenham óleo de melaleuca. Produtos como o bicarbonato de sódio, vinagre, limão ou mesmo alecrim com água fervente também podem ajudar. Experimente de acordo com o nível da sujeira.
8. Refrigerante contra ferrugem em metais
Os refrigerantes e outras bebidas açucaradas já foram associadas à mais de 180 mil mortes, além de conter óleo vegetal bromado, um ingrediente que traz riscos à saúde (Confira a matéria “Óleo vegetal bromado: o perigo dos refrigerantes, isotônicos e outros alimentos industrializados” para saber mais).
Sabendo que são capazes dessa proeza, você vai continuar consumindo-os? Esperamos que não, mas se ainda tiver algumas latinhas na sua geladeira, economize na compra dos produtos de limpeza e passe o refrigerante no objeto que estiver sem brilho ou enferrujado da sua casa.