Muitos ainda acreditam que as antigas geladeiras são melhores que as novas porque duram mais tempo (por volta de 20 anos a mais). Será que isso é verdade? Bom, elas realmente têm uma vida útil até duas vezes mais longa que os modelos atuais. Mas os aparelhos mais velhos podem gastar quase 200% mais energia que os mais novos.
Segundo o engenheiro de soluções energéticas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Eduardo Carvalhaes Nobre, a geladeira com selo “A” do Programa Nacional de Energia Elétrica (Procel) consome 26,9 quilowatts/hora (kWh) por mês, enquanto os modelos antigos consomem até 80 kW/h. Em média, o gasto energético das geladeiras antigas é 197% maior que o das novas. A classificação do Procel vai de “A” a “F” (saiba mais aqui).
Segundo o Massachussets Institute of Technology (MIT), de 88% a 95% do gasto total de energia de uma geladeira ocorre na fase de uso – ou seja, quando o aparelho é plugado na tomada de sua cozinha, transformando a energia elétrica em resfriamento para a manutenção dos alimentos. Desse modo, mesmo que você acabe tendo que comprar um novo aparelho em um tempo menor, a energia gasta com a produção do item vai ser menor do que manter uma velha geladeira gastando bastante energia por muitos anos na sua casa.
Portanto, se a sua preocupação é com o meio ambiente, os modelos atuais são a melhor opção (são inclusive mais fáceis de serem reciclados, apesar de o processo também ser possível com modelos antigos). Mas se você está preocupado com o seu bolso… A resposta é a mesma! Trocar um aparelho mais moderno regularmente continua sendo mais econômico do que ficar mais de 20 anos com um eletrodoméstico que consome bastante energia. Segundo o Energy Star (um programa da Agência de Proteção Ambiental dos EUA), com uma geladeira mais tecnologicamente avançada, você economiza 1539 kWh de energia anual, cerca de U$S 200 em tarifa de energia por ano (isso baseado na realidade dos estadunidenses).
Se bem cuidada, uma geladeira moderna pode durar de nove a 13 anos, de acordo com o InterNACHI. Então veja algumas dicas para aumentar a vida útil desse seu eletrodoméstico:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais