A gelotologia é o estudo que busca entender quais os benefícios da risada e do humor e a sua importância para o ser humano
A gelotologia é a área da ciência que estuda a causa do riso e os efeitos do humor na saúde e evolução humana. Graças aos vários anos de dedicação de pesquisadores da gelotologia, existem estudos que apontam o riso como parte fundamental para a manutenção da saúde física e mental dos seres humanos.
O termo “gelotologia” vem do grego “Ghelos”, nome que foi dado a figura mítica de um sátiro, filho do deus Dionísio, e a personificação da risada. Desde os tempos mais antigos, a risada e o humor foram usados como métodos de tratamento complementar para diversas condições, mesmo que não houvesse comprovações científicas de sua eficácia.
Foi apenas no século XX que os cientistas decidiram criar uma área de estudo para o humor, a gelotologia. Essa área do conhecimento passou a ser grande parceira dos pesquisadores nos estudos, permitindo que eles tivessem contato com informações que antes eram inalcançáveis, como a reação do sistema nervoso à risada.
O que causa a risada?
A risada, de acordo com estudos da gelotologia, é um reflexo da sensação de felicidade. Ou seja, quando acontece algo divertido em seu dia, a felicidade momentânea faz com que o organismo libere adrenalina, serotonina e dopamina, o que o deixa motivado e causa a risada.
O processo é um pouco complicado. A gelotologia determina que o lobo frontal ajuda as pessoas a interpretarem os sons e imagens e decidir o que é engraçado e o que não é. Depois disso, surge a resposta do sistema límbico, que controla o prazer, e estimula o córtex motor, região do cérebro que controla a finalização de movimentos. Por fim, isso resulta na sua gargalhada.
O que é gelotofobia?
A gelotofobia é uma descoberta da gelotologia, e consiste no medo que alguns indivíduos têm de serem ridicularizados ou o motivo de uma piada de mau gosto. Para certas pessoas, esse medo é tão forte que pode impactar o dia a dia, gerando isolamento social e dificuldade de fazer amizades.
Epidemia de riso
A risada é uma ação contagiosa. De acordo com uma pesquisa, da University College London, já existem estudos que mostram que o ser humano imita as atitudes daqueles ao seu redor para criar conexões sociais. A gargalhada segue esse caminho, afinal, ela é usada com o mesmo intuito e se espalha por meio da mímica.
Benefícios da risada
Um relacionamento duradouro
Um estudo realizado na University of California mostrou que casais que riem juntos estão mais propensos a terem relacionamentos duradouros e compreensivos. Durante a pesquisa, os cientistas pediram para que os casais discutissem a respeito de uma pauta sensível entre os dois.
As duplas que tiveram a capacidade de rir e brincar com a situação, em certos momentos, foram as que apresentaram melhores resultados e a possibilidade de uma saída positiva da discussão. De acordo com os estudiosos, casais que conseguem dividir a risada relataram mais facilidade de manter relações longas.
Estimula os órgãos
Dar uma boa risada ajuda o corpo humano a inspirar mais oxigênio, segundo a gelotologia. Essa ação ajuda a estimular o coração, os pulmões e outros órgãos, liberando endorfina no cérebro.
Alivia a resposta ao estresse
Aquela gargalhada boa, longa e que faz você chorar, pode ajudar a reduzir a resposta ao estresse do organismo. Com a risada é possível reduzir os batimentos cardíacos e a pressão arterial daqueles que estão passando por um momento estressante, ajudando a relaxar e a “colocar a cabeça no lugar”.
Melhora o sistema imunológico
Os pensamentos negativos e o constante estresse criam reações químicas no seu corpo, que afetam o organismo e gera mais estresse para o sistema nervoso, reduzindo a imunidade. Em contrapartida, pensamentos positivos e bom humor podem lutar contra essa ação, ajudando a evitar problemas sérios de saúde.
Aumenta a satisfação pessoal
Dar risada ajuda a lidar com situações difíceis facilitando a conexão com os outros e promovendo mais leveza.
Tipos de riso
Agora que você sabe quais os benefícios da risada segundo a gelotologia, que tal aprender a identificar os tipos de risada existentes?
Risada profunda: é involuntária, por isso considerada verdadeira;
Risada irônica: geralmente usada para tirar sarro de algo;
Risada de cortesia: voluntária, com intuito de agradar;
Risada induzida por cócegas: causada pelo toque físico, é comum em vários animais;
Risada patológica: resultado de transtornos psicológicos, como o borderline, geralmente incontrolável, o que significa que pode ocorrer em momentos inoportunos;
Risada malvada: comum entre vilões da ficção, é forçada e planejada;