Gengibre em conserva mantém os benefícios da raiz para a saúde, é fácil de fazer e delicioso. Confira!
O gengibre em conserva, ou shoga gari, é um prato típico da culinária japonesa. De sabor levemente adocicado e picante, costuma ser servido para limpar o paladar antes das refeições principais. A boa notícia para os apaixonados por gengibre é que o preparo dessa raiz em conserva não só é delicioso, como também proporciona enormes benefícios à saúde.
O gengibre, nativo da Ásia, foi utilizado por milhares de anos na medicina tradicional e na culinária. Em conserva, embebido em vinagre, açúcar e especiarias, contém uma ampla gama de benefícios nutricionais. As propriedades do gengibre incluem baixo teor de calorias, baixo teor de sódio, zero gordura, probióticos em abundância e gingerois importantes para a saúde, compostos fenólicos presentes no gengibre que têm ação anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobianos.
O shoga gari tem um papel importante na culinária japonesa, indo além de ser apenas um aperitivo. É valorizado como símbolo de hospitalidade e cuidado, e sua combinação de sabores proporciona uma experiência sensorial única. Com relevância cultural e benefícios nutricionais, o gengibre em conserva é encontrado e apreciado no mundo todo.
Essa iguaria milenar representa a harmonia entre a arte culinária japonesa e a busca por uma alimentação saudável. Pode ser servido como entrada refrescante ou como acompanhamento para realçar o sabor dos pratos, mantendo-se relevante ao longo das gerações e preservando sua história e tradição.
Quais são os benefícios do gengibre em conserva?
O gengibre é uma planta com uma ampla variedade de benefícios para a saúde. Sua composição é rica e possui mais de quarenta ações farmacológicas e medicinais. Essa raiz torna-se, assim, um valioso aliado nos cuidados da saúde.
Suas propriedades tornam o gengibre um auxiliar importante na prevenção, alívio e tratamento de diversos males e doenças. Os benefícios proporcionados por ele são inúmeros e podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida das pessoas.
Confira algumas das diversas vantagens que o consumo de gengibre pode trazer para a saúde e o bem-estar.
- Alivia náuseas e enjoos matinais
- Ajuda a emagrecer
- Auxilia no tratamento de osteoartrite
- Reduz os níveis de açúcar no sangue, prevenindo diabetes
- Reduz o risco de desenvolver doenças do coração
- Ajuda a tratar indigestão crônica
- Reduz dores musculares e cólicas menstruais
- Ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL)
- Previne e auxilia no tratamento de câncer colorretal, gastrointestinal, de pâncreas, de fígado, de mama e de ovário
- Ajuda a melhorar as funções cerebrais e proteger contra a doença de Alzheimer
- Auxilia no combate a infecções e inflamações
- É um expectorante natural
- Inibe o desenvolvimento de bactérias que causam gengivite
- Auxilia na digestão, estimulando a produção de saliva
Como fazer gengibre em conserva
Ingredientes
- 400 g de gengibre fresco e firme
- 250 ml (uma xícara) de vinagre de arroz ou de maçã
- 1 xícara de chá de açúcar ou a gosto (dê preferência ao mascavo em vez do branco)
- 3 xícaras de chá de água
- Sal a gosto
- Corante alimentício ou um pedaço de beterraba (opcional)
- Recipientes de vidro com tampa
Modo de fazer
Descasque o gengibre e corte-o em fatias bem finas. Em uma panela, coloque a água, adicione as fatias, cubra e deixe no fogo até levantar fervura. Se optar pelo corante ou por adicionar um pedaço de beterraba, para conferir uma cor avermelhada ao preparo, adicione o ingrediente junto com as fatias.
Desligue, escorra a água e deixe esfriar. Em seguida, leve ao fogo o vinagre, a água, o sal e o açúcar, até ferver. Para tirar o ardido do gengibre, cozinhe por mais tempo. Espere esfriar e mexa bem as fatias de gengibre.
Por fim, coloque o gengibre em um recipiente de vidro esterilizado e com tampa. Deixe curtir por dois ou três dias em temperatura ambiente. Após aberto, conserve na geladeira.
Experimente a receita de conserva de gengibre em saladas! Além disso, esse alimento pode fazer parte de sua alimentação no dia a dia de diversas formas, como no macarrão ou com sushi!