A gentileza é uma ação humana que consiste em oferecer ajuda, compaixão ou consideração a alguém sem esperar nada em troca
A gentileza é descrita como a qualidade de ser uma pessoa amigável, generosa e considerativa. Porém, essas características são apenas alguns pontos importantes que moldam a atitude gentil de um ser humano. Como a gentileza gera gentileza, adotar esse conceito em sua vida pode trazer muitos benefícios — fator defendido até pela ciência.
A gentileza se trata das diversas formas como as pessoas optam por expressar carinho, preocupação e consideração pelos outros e por si mesmos. Pequenos gestos como demonstrar um sorriso, oferecer um abraço de conforto e uma mão amiga são considerados atos gentis do dia a dia.
Além disso, alguns pensadores defendem que a gentileza depende da escolha e por isso é um ato voluntário sincero. Para que seja realizada, ela irá utilizar do talento, tempo e recursos de outras pessoas para melhorar a vida de alguém através de atos de amor, compaixão, generosidade e serviço.
Não é o mesmo que ser “legal”
Muitas vezes alguém te trata bem e é gentil ao trocar palavras em uma conversa, isso não significa que esse indivíduo pratica a gentileza. Isso porque, esse conceito está muito ligado à sinceridade, e nem todo o mundo é legal por vontade própria, às vezes apenas por educação. Quando se pratica a gentileza, também é aplicado junto a honestidade, já que esse sentimento deve vir do coração, por motivos bem intencionados.
Um movimento
Quando você faz uma gentileza para alguém, essa pessoa vai querer lhe devolver com algo tão bom quanto. Ou seja, quanto mais coisas boas são passadas para frente, mais o ciclo continua.
Ao ajudar uma pessoa passando por problemas você está abrindo caminho para que no futuro, quando ela estiver estabilizada, ela queira retribuir o favor: ajudando outros indivíduos que passam por dificuldades.
Estudos, publicados em 2022, apontam que o ato de ajudar os outros e praticar caridade no dia a dia pode ser benéfico para quem sofre com problemas psicológicos como ansiedade e depressão. De acordo com os pesquisadores, engajar nessas atividades de gentileza faziam com que os voluntários do estudos sentissem menos pressão de seus problemas.
Não é algo direcionado só para humanos
Na hora de ser gentil, não se esqueça de que não são só os humanos que merecem gentileza, a natureza também merece amor e carinho. Devido a apatia e a falta de atenção do humano com o meio ambiente, o planeta tem encontrado diversas dificuldades, como o aquecimento global, a redução de recursos naturais e a extinção de espécies.
Sentir compaixão pela natureza pode ajudar no combate aos problemas ambientais e gerar cada vez mais ativistas pela causa.
Como tratar as pessoas?
Atos de gentileza podem melhorar a sua saúde mental e a vida de todos ao seu redor, eliminando o mal estar e gerando carinho em lugares que você nunca imaginou. Por isso, opte por tratar as pessoas, a natureza e o meio ambiente com gentileza sempre, repense suas atitudes.
Confira a seguir como ser gentil no dia a dia:
- Não tente parecer melhor fazendo com que o outro se sinta menor;
- Entenda o ponto de vista de cada um e respeite a história de cada indivíduo;
- Ajude as pessoas porque elas precisam, e não para aumentar o seu ego;
- Em vez de julgar o passado de alguém, ajude-a a construir um futuro melhor para si mesma;
- Seja gentil consigo mesmo também, não adianta cuidar dos outros enquanto você não estiver em bom estado;
- Pratique a gentileza sempre que possível, doe, segure portas e ofereça elogios;
- Seja agradecido por quem está ao seu lado;
- Demonstre seus sentimentos por aqueles que ama.