Chargeboard, concebido com um projeto de graduação, agora almeja uma produção em larga escala
Se você já frequenta o site há um tempinho, deve ter notado a quantidade de notícias relacionadas a skates e longboards que pipocaram por aqui vez ou outra. Se não frequenta mas é um entusiasta do esporte/estilo de vida, lá embaixo há os links para algumas dessas matérias. Aqui, porém, não é espaço para falar de outro modelo de skate elétrico ou feito de material reaproveitado que aparece no mercado mundial, mas sim de uma ideia que, em minha opinião, é incrível de ninguém ter pensado antes.
Imaginemos uma situação que acredito ser comum para os usuários diários e ferrenhos do skate como meio de transporte: você acorda, deixa seu celular carregando e vai tomar café da manhã, tomar banho, se trocar e se preparar para ir à faculdade ou para o trabalho. Nesse meio tempo, é provável que o seu celular já esteja carregado. Mas ai você quer ouvir música, conversar com a turma via mensagens, quem sabe ainda tira uma foto no trajeto e quer postar em redes sociais e, no fim, ainda corre os olhos pela timeline da mais famosa delas. Nesse ponto, já sabe o que aconteceu com a sua bateria? Pois é. O dia nem está na metade e você já precisa economizá-la. Já imaginou que bacana seria plugar teu celular num carregador móvel bem abaixo dos seus pés e utilizar a energia gerada por você mesmo para, além da recarga, poder ouvir música? Evocando a Tabajara: seus problemas acabaram!
Chargeboard é exatamente isso que você sempre achou que deveria ter: um carregador de smartphones acoplado ao shape do seu longboard. Nascido como um projeto de graduação, ele passou por campanhas de financiamento coletivo.
O funcionamento do Chargeboard é bastante simples. Por meio da energia cinética, dois dínamos nos eixos traseiros geram 6V de energia cada, e essa corrente é armazenada em uma “caixa de força”. Uma hora de rolê é capaz de carregar por inteiro um smartphone, apenas acoplando-o ao carregador que ainda conta com duas saídas de som para poder ouvir as músicas no seu celular enquanto recarrega as suas próprias forças.
Aproveite e dê uma olhada nesse vídeo que mostra o Chargeboard em ação.
Veja também:
- Designer chinês desenvolve dispositivo para carregar aparelhos eletrônicos enquanto se pedala
- Kit usa a força de pedalar para carregar aparelhos e luzes da bicicleta
- Gi bike: a bicicleta elétrica, dobrável e que recarrega seu smartphone
- Skate elétrico famoso por vencer Corvette em arrancada tem autonomia de até 35 km
- Com o ZBoard, é só pisar para andar
- Boosted Board: o skate elétrico que te dá uma mãozinha nas subidas