Girassol (Helianthus annuus) é uma flor anual nativa das Américas, mas principalmente da América do Norte (México e Estados Unidos). A flor é conhecida por sua altura, que pode chegar a até dois metros, e por sua coloração. Suas pétalas são de um amarelo vivo, e seu miolo varia em tons de marrom, preto ou amarelo e é, na verdade, constituído de várias flores individuais. Cerca de 2 mil flores constituem o miolo de um girassol.
Existem cerca de 70 espécies de girassol, e acredita-se que cada flor por conter por volta de mil a 2 mil de sementes.
Por serem flores anuais, elas florescem no verão e se estendem até o começo do outono. O seu nome científico é derivado do latim e combina as palavras helios (Sol) e anthos (flor), como “flor do Sol”. Os girassóis são heliotrópicos, ou seja, suas flores se movimentam para acompanhar o movimento do Sol. O movimento heliotrópico geralmente ocorre nos primeiros estágios da flor, antes dela ficar pesada com suas sementes.
Acredita-se que a flor de girassol é originária da América do Norte, em 1000 (a. C.). Elas foram cultivadas e domesticadas por suas propriedades alimentícias — as pessoas se alimentavam de suas sementes, que têm um alto valor nutricional.
Suas pétalas também eram usadas para a fabricação de tintas.
Quando os exploradores europeus encontraram a flor, levaram-na para a Europa, onde o seu primeiro cultivo datado é de 1600.
O óleo de girassol é comumente usado na culinária, tanto para temperar saladas quanto para fritar alimentos. Sua extração é feita a partir das sementes, que são comprimidas até liberarem o óleo. Esse óleo pode ser usado tanto na cozinha, como na produção de tintas e sabões, agindo como um lubrificante.
Na culinária, ele apresenta diversos benefícios à saúde por ser uma fonte de vitamina E e vitamina K. Além disso, o óleo de girassol é uma fonte de gordura vegetal poliinsaturada. A gordura poliinsaturada é outro tipo de “gordura saudável” que ajuda a reduzir o colesterol LDL e a fornecer ômega-3 e ômega-6.
Ômega-3 e ômega-6 são tipos de gorduras consideradas essenciais, ou seja, que não são produzidas pelo organismo e precisam ser ingeridas.
O óleo também pode ser usado nos cuidados com a pele. Seus benefícios incluem vitamina E, ácido oleico, ácido linoleico e sesamol.
Para plantar um girassol é recomendado usar as sementes, ao invés de uma muda. Essas flores não gostam de terem suas raízes manuseadas. Além disso, seu plantio é relativamente rápido, e a maioria das flores atingem a maturidade após 80 ou 95 dias.
Como plantar:
Uma pesquisa realizada na University of British Columbia (UBC), comprovou que a cor do girassol auxilia sua polinização. As pétalas amarelas contém padrões de “alvo” ultravioletas, que são invisíveis a olho nú, mas que são enxergados por insetos polinizadores, como abelhas. Esses padrões atraem os insetos, o que facilita a polinização das flores.
Também foi observado que, girassóis encontrados em lugares de clima mais quente tem padrões de alvo maiores, o que ajuda as flores a reter mais água eficientemente. De acordo com os pesquisadores, isso indica que suas pétalas têm a capacidade de ajudá-los a se adaptar a climas mais secos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais