Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Consumir goiaba e o chá de suas folhas pode ajudar a prevenir o câncer, faz bem para o intestino e reduz cólicas menstruais

A goiaba é uma fruta tropical de uma árvore nativa da América Central, cujo nome científico é Psidium guajava. É uma fruta doce, podendo conter uma polpa vermelha, rosa ou polpa branca – a famosa goiaba branca.

No Brasil, a goiaba vermelha é a mais conhecida, e é muito consumida in natura, ou como suco e goiabada (sendo esta última opção a menos saudável). Mas ela também pode ser consumida em forma chá, feito a partir das folhas da planta.

Alguns estudos mostram, inclusive, que o extrato das folhas de goiaba apresenta benefícios que, por similaridade, podem ser encontrados no chá, como alívio de cólicas menstruais e controle do açúcar e do colesterol no sangue. Confira!

Antioxidante
Antioxidante: o que é e onde encontrá-lo?

Benefícios da goiaba e do chá de folha de goiaba

1. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Algumas evidências sugerem que a goiaba pode melhorar o controle do açúcar no sangue.

Vários estudos realizados em animais constataram que o extrato da folha de goiaba melhorou os níveis de açúcar no sangue a longo prazo e a resistência à insulina (confira aqui os estudos a respeito: 1, 2, 3, 4, 5).

Alguns estudos envolvendo seres humanos também mostraram resultados promissores.

Um estudo realizado com 19 pessoas concluiu que tomar o chá de folha de goiaba reduz os níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Os efeitos duraram até duas horas (confira aqui o estudo: 3).

Outro estudo realizado com 20 pessoas com diabetes tipo 2 mostrou que tomar chá de folha de goiaba reduziu os níveis de açúcar no sangue após uma refeição em mais de 10% (confira aqui o estudo: 3).

2. Pode ser uma opção de conservante natural

Um estudo que analisou os efeitos do extrato das folhas de goiabas cultivadas no Brasil mostrou que a substância é uma excelente fonte de propriedades antimicrobianas e ajuda na prevenção do Staphylococcus aureus, uma bactéria que, se estiver com superpopulação no organismo, pode ser muito nociva.

Esses resultados indicam que o extrato das folhas de goiaba pode ser uma opção natural de conservante de alimentos e uma nova fonte de um agente antimicrobiano contra S. aureus.

conservante-aditivo-alimento-750
Conservantes: o que são, quais os tipos e perigos

3. Faz bem para o coração

A goiaba pode ajudar a manter e a melhorar a saúde do coração de várias maneiras. Pesquisadores acreditam que isso se deve à grande quantidade de antioxidantes e vitaminas presentes nas folhas de goiabeira, que protegem o organismo dos radicais livres (confira aqui estudo a respeito: 6).

radicais livres
O que são radicais livres e como evitá-los?

Por ser uma excelente fonte de potássio e fibras, a goiaba também contribui para a saúde do coração. Além disso, o extrato das folhas de goiaba tem sido associado à diminuição da pressão arterial, do colesterol LDL “ruim” e ao aumento do colesterol HDL “bom” (confira aqui estudo a respeito: 7).

Como a pressão alta e os níveis elevados de colesterol LDL estão associados a riscos mais elevados de doenças cardíacas e derrames, consumir o extrato da folha de goiaba pode ser benéfico.

Um estudo de 12 semanas em 120 pessoas descobriu que comer goiaba madura antes das refeições causou uma diminuição geral da pressão arterial em 8–9 pontos, uma redução no colesterol total em 9,9% e um aumento no “bom” colesterol HDL em 8% (confira aqui estudo a respeito: 8). Resultados parecidos foram encontrados em outros estudos (confira-os aqui: 9, 10).

4. Pode ajudar a aliviar cólicas menstruais

Muitas mulheres experimentam dismenorreia – sintomas dolorosos durante a menstruação, como cólica menstrual.

Menstruação
Menstruação: o que é e como funciona?

Há algumas evidências de que o extrato da folha de goiaba pode reduzir a intensidade dessas dores.

Um estudo realizado em 197 mulheres que apresentavam sintomas dolorosos durante a menstruação, descobriu que tomar 6 mg de extrato de folha de goiaba diariamente resultou em redução da intensidade da dor, com efeitos mais poderosos do que alguns analgésicos (confira aqui o estudo a respeito: 11).

O extrato da folha de goiaba também ajuda a aliviar as contrações uterinas (confira aqui estudo a respeito: 12).

Goiaba
Imagem de einszweifrei por Pixabay

5. Faz bem para o intestino

As goiabas são alimentos ricos em fibras. Uma goiaba fornece 12% da ingestão diária recomendada (IDR) de fibras, o que pode melhorar os movimentos intestinais e ajuda na prevenção da constipação.

Alimentos ricos em fibras
Conheça os melhores alimentos ricos em fibras para incluir na dieta

Além disso, extrato de folha de goiaba ajuda a reduzir a intensidade e duração da diarreia (confira aqui estudos a respeito: 14, 15, 16). Seus efeitos contra micro-organismos nocivos podem estar relacionados à sua propriedade de combater a diarreia (confira aqui o estudo a respeito: 17).

6. Ajuda a emagrecer

Além de conter 12% da IDR de fibras, uma goiaba possui apenas 37 calorias (confira aqui estudo a respeito: 13) e é repleta de vitaminas e minerais – características que a tornam uma excelente substituta de lanches que não trazem saciedade, são calóricos e pobres em minerais e vitaminas. Seu consumo, aliado à realização de atividade física, pode ajudar no emagrecimento.

7. Previne o câncer

Estudos em tubo de ensaio e em animais mostraram que o extrato de goiaba pode prevenir e até impedir o crescimento de células cancerígenas (confira aqui estudos a respeito: 18, 19).

Isto é provavelmente devido às suas propriedades antioxidantes que impedem os radicais livres de danificar as células, uma das principais causas de câncer.

Um estudo em tubo de ensaio descobriu que o óleo de folha de goiaba foi quatro vezes mais eficaz em parar o crescimento de células cancerosas do que drogas contra o câncer (confira aqui: 20).

Embora os resultados dos experimentos com tubos de ensaio sejam promissores, isso não significa que o extrato de folha de goiaba ajude a tratar o câncer em pessoas. São necessários mais estudos para comprovar se esses efeitos podem ser observados em humanos.

8. Tem mais vitamina C que a laranja

Baixos níveis de vitamina C estão ligados a um aumento do risco de infecções e doenças.

vitaminas
Vitaminas: tipos, necessidades e horários de ingestão

A goiaba é rica em vitamina C, sendo considerada uma ótima fonte desta vitamina. Apenas uma goiaba fornece o dobro da IDR de vitamina C – uma quantidade duas vezes maior à encontrada em uma laranja.

laranja
Laranja: informações nutricionais e benefícios

A vitamina C desempenha um papel fundamental na manutenção do sistema imunológico ao ajudar a combater vírus e bactérias (confira aqui estudo a respeito: 21). Além disso, embora não seja comprovado que ela previna o resfriado, há estudos que mostram que ela pode reduzir sua duração (confira aqui estudo a respeito: 22).

9. Faz bem para a pele

Além de prevenirem o câncer, os compostos bioativos e antioxidantes presentes na goiaba ajudam a proteger a pele de danos oxidativos, o que contribui para a prevenção da velhice precoce (confira aqui estudo a respeito: 23). E, por ser rica em licopeno, ela pode proteger a pele contra os efeitos dos raios UV. 

Remédio para espinhas: 18 opções naturais

Além disso, o extrato das folhas de goiaba pode ajudar a tratar a acne quando aplicado diretamente sobre a pele. Um estudo em tubo de ensaio constatou que o extrato das folha de goiaba foi eficaz no combate às bactérias causadoras da acne – provavelmente devido às suas propriedades antimicrobianas e agentes anti-inflamatórios (confira aqui estudo a respeito: 24).

Possíveis malefícios da goiaba

Por conta dos benefícios da goiaba para a saúde, na maioria das vezes o consumo da goiaba é seguro e não oferece nenhum risco. Contudo, como a fruta pode alterar os níveis de açúcar no sangue, os diabéticos devem tomar cuidado ao consumi-la frequentemente.

Já o extrato da folha de goiaba, quando consumido, pode potencialmente causar alguns efeitos colaterais, como náusea e dor de estômago.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais