Goji berry é uma fruta pouco conhecida, mas apresenta diversos benefícios à saúde
Goji berry (Lycium barbarum L.) é uma planta pertencente à família Solanaceae, a mesma da berinjela e do pimentão. A fruta é uma das mais populares na Ásia, sendo utilizada pela tradicional medicina chinesa há mais de 2 mil anos.
Na dieta, o goji berry é comumente consumido junto com outros alimentos e serve como suplemento. Assim, podendo ser adicionado a sopas, chás e até mesmo na produção de vinhos.
Benefícios do goji berry para a saúde
O goji berry é rico em nutrientes e compostos bioativos, o que lhe rende a classificação de superfruta. Além disso, ele tem ação antioxidante, anticâncer e imunoestimulante.
Um estudo publicado pelo National Center for Biotechnology Information aponta os diversos benefícios que o goji berry pode fornecer à saúde:
- Retarda o envelhecimento precoce;
- Aumenta a sensação de bem-estar;
- Melhora a função sexual;
- Aumenta a imunidade;
- Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares;
- Ajuda a diminuir os índices de colesterol;
- Previne o câncer;
- Combate a artrite;
- Ajuda a fortificar os ossos;
- Ajuda a proteger a pele dos danos do sol.
Goji berry emagrece?
É senso comum a ideia de que goji berry emagrece, mas é preciso ter atenção a essa propriedade. É verdade que o goji berry possui apenas 50 calorias por colher de sopa, mas a fruta não deve ser consumida em exagero.
Além disso, a ingestão em conjunto com ingredientes industrializados, repletos de gordura não saudável, sódio, açúcar e conservantes, também não é o ideal.
Para que a fruta realmente auxilie na perda de peso e em um estilo de vida mais saudável, ela deve estar associada à alimentação balanceada e ao hábito de praticar exercícios físicos. Por ser estimulante e aumentar as taxas metabólicas, ela proporciona uma vontade maior de se exercitar – o que pode ajudar no emagrecimento.
Segundo o Journal of Alternative and Complementary, o consumo diário de goji berry proporciona o aumento do nível de energia e a capacidade de concentração. Ele pode melhorar, ainda, o desempenho atlético, a qualidade do sono e a facilidade de despertar.Além disso, por ser rica em carotenoides, ela faz bem para a saúde dos olhos e protege esse órgãos dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas.
Goji berry: propriedades
O goji berry é composto por cerca de 15% de proteínas, que são formadas por 19 aminoácidos. Destes, oito fazem parte dos chamados aminoácidos essenciais, que são aqueles que o corpo humano não consegue produzir e precisa obter por meio da dieta.
Dois exemplos de aminoácidos essenciais presentes no goji berry são a isoleucina e o triptofano (que atua na produção de serotonina). Ambos estão relacionados com as sensações de bem-estar, alegria e satisfação.
Também estão presentes na composição do goji berry diversos minerais, como zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo.
O betacaroteno é encontrado em concentrações até maiores que na cenoura. Outras substâncias importantes presentes no goji berry são as antocianinas, que possuem propriedades anti-inflamatórias e cardioprotetoras, e a dupla luteína e zeaxantina, que protegem os olhos da degeneração macular.
Outros fatores que fazem do goji berry um aliado para a saúde é a alta concentração de vitaminas. Para se ter uma ideia, há 2500 mg de vitamina C a cada 100 gramas da fruta. Além de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6) e vitamina E.
O composto bioativo betassisterol também está presente e é muito importante por sua ação anti-inflamatória. Por ajudar a equilibrar os níveis de colesterol, é utilizado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
Já a ciperona, contida no alimento, regula a tensão arterial, alivia o desconforto menstrual, protege a célula em nível de DNA e é usada nos transtornos da hepatite B.
Como consumir goji berry
O consumo de goji berry deve se limitar a duas colheres de sopa por dia (de 6 a 15 gramas). A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, cereais, sucos e iogurtes.
O goji berry pode ser encontrado para consumo em versão desidratada, em pó ou apenas como extrato em cápsulas. Ainda não foram conduzidos muitos estudos sobre a fruta. Por enquanto não há efeitos colaterais conhecidos da ingestão diária moderada de goji berry.
Com exceção de alguns casos registrados de reações alérgicas, o consumo de goji berry é considerado seguro. Confira abaixo uma receita fácil de mousse de iogurte com goji berry:
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de goji berry desidratado;
- 1 pote de iogurte natural de leite de coco;
- 1 caixinha de creme de leite de soja (200g);
- 2 envelopes de gelatina ágar-ágar sem sabor;
- 1 xícara (chá) de leite de coco;
- 10 colheres (sopa) de açúcar demerara.
Modo de preparo do mousse de goji berry
- Deixe o goji berry na água por 30 minutos;
- Dissolva 1 pacote da gelatina em 300 ml de água;
- Baixe o fogo e misture o goji berry e 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
- Bata os outros ingredientes com 2 colheres (sopa) de açúcar até conseguir uma mistura homogênea;
- Distribua as gelatinas em taças e despeje a mistura cremosa;
- Deixe na geladeira por 5 horas. Sirva gelado.
- Rendimento: 9 porções
- Tempo de preparo: 50 minutos
- Calorias: 130 por porção
Você pode cultivar a árvore de goji berry na sua casa. Compre a semente, mudas e até árvores mais crescidas, para serem plantadas no jardim ou em vasos pequenos.
Na China, cada muda de goji berry produz, em média, 2 quilos por ano. Para colher o fruto, a demora é, em média, de dois anos. As mudas de goji berry costumam ter um preço acessível e a árvore deve ser plantada em locais com sombra.
Se o cultivo for dentro de casa, você deve garantir a luminosidade natural para as folhas crescerem. Assim, além de ter em casa uma fruta que vai te fornecer diversos benefícios, ela será orgânica e livre de agrotóxicos.