Goodyear apresenta pneu que ajuda a despoluir o ar

Compartilhar

O Oxygene, protótipo lançado pela Goodyear, é um pneu que conta com vegetação de musgos em suas laterais

O mais recente protótipo de pneu da Goodyear, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2018, dá vida ao futuro da mobilidade. Ele apresenta uma visionária solução para uma mobilidade urbana mais limpa, conveniente, segura e sustentável. O protótipo Oxygene tem uma estrutura única, que conta com musgos vivos que crescem dentro da parede lateral do pneu. Essa estrutura aberta, aliada a um desenho inteligente da banda de rolamento, absorve e faz circular a umidade da água presente na superfície das ruas e estradas, permitindo que os musgos capturem CO2 da atmosfera para realizarem a fotossíntese, gerando a liberação de oxigênio para o ar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% da população que vive em áreas urbanas em que se mede a contaminação do ar está exposta a níveis de qualidade do ar que excedem os limites estipulados pela OMS. Duas horas no trânsito de São Paulo equivalem a fumar um cigarro, por exemplo.

“Como a previsão é de que mais de dois terços da população mundial viva em cidades em 2050, a procura por redes de transporte em ambientes urbanos aumentará substancialmente”, afirma Chris Delaney, presidente da Goodyear Europa, Oriente Médio e África. “Uma infraestrutura e um transporte mais inteligentes e ecológicos serão cruciais para enfrentar os desafios da mobilidade e do desenvolvimento urbano”. Inspirado nos princípios da Economia Circular, com ênfase na redução do desperdício de materiais, das emissões e da perda de energia, o protótipo de pneu Oxygene foi concebido pela Goodyear para integrar-se à paisagem urbana do futuro, apresentando várias soluções de desempenho:

Limpar o ar que respiramos:

O Oxygene absorve umidade da estrada através da sua banda de rolamento exclusiva e inala o CO2 do ar para alimentar o musgo da sua parede lateral, liberando oxigênio através da fotossíntese. Em uma cidade idêntica em tamanho a Paris, com cerca de 2,5 milhões de veículos, isto significaria gerar praticamente 3000 toneladas de oxigênio e absorver mais de 4000 toneladas de dióxido de carbono por ano.

Reciclagem de pneus gastos:

O Oxygene apresenta uma construção não pneumática impressa em 3D com pó de borracha proveniente de pneus reciclados. A estrutura leve e amortecedora proporciona uma solução duradoura e imune aos furos, concebida para prolongar a vida útil do pneu e minimizar as questões de serviço, garantindo uma mobilidade sem preocupações. Segurança adicional é garantida pela estrutura aberta do pneu, que melhora a aderência em piso molhado ao ajudar a absorver a água da banda de rolamento.

Gerar a sua própria eletricidade:

O Oxygene recolhe a energia gerada durante a fotossíntese para alimentar os seus próprios componentes eletrônicos, incluindo os sensores de bordo, uma unidade de processamento de Inteligência Artificial e uma faixa de luz personalizável no flanco do pneu, que muda de cor, alertando os motoristas quando realizam uma mudança de faixa ou frenagem.

Comunicação à velocidade da luz:

O Oxygene utiliza um sistema de comunicações de luz visível, o LiFi, para uma conectividade móvel de alta capacidade à velocidade da luz. O LiFi permite ao pneu ligar-se à internet, garantido a partilha de dados entre veículos (V2V) e entre o veículo e a infraestrutura (V2I), fundamental para os sistemas de gestão de mobilidade inteligente.

O vídeo explica como funciona o pneu-conceito:

“Como os protótipos que a Goodyear apresentou em Genebra no passado, o Oxygene desafia o nosso pensamento e nos ajuda a conduzir o debate em torno da mobilidade inteligente, segura e sustentável do futuro”, comentou Delaney. “Ao contribuir desta forma para gerar um ar mais limpo, o pneu poderia ajudar a melhorar a qualidade de vida e a saúde dos habitantes das cidades”.


Fonte: Goodyear

Veja também:

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais