A gordura vegetal é aquela extraída de vegetais e pode ter um papel grande na saúde humana, por ser insaturada. Apesar de seu nome estar associado a fatores ruins e ao aumento de peso, as gorduras são nutrientes necessários para uma alimentação balanceada.
O consumo de gorduras insaturadas está associado à redução do colesterol LDL, ou “colesterol ruim”. Gorduras vegetais são ricas em ácidos graxos, que são considerados essenciais para o organismo — ou seja, não são produzidos e precisam ser consumidos. Entre eles se destacam o ômega 3 e o ômega 6.
Gorduras saturadas estão associadas ao aumento do colesterol e a doenças cardiovasculares. Porém, as gorduras e óleos extraídos de vegetais podem ter o efeito contrário.
Diversos estudos comprovam a ação positiva desses agentes no organismo, sendo no coração como no resto do corpo. Acredita-se que a ingestão desses nutrientes também esteja relacionada à longevidade humana.
Uma pesquisa realizada em Harvard comprovou que pessoas que consomem mais gorduras vegetais têm 12% menos chances de experienciar AVCs de pessoas que comem menos. Também foi analisada que a ingestão de gorduras saturadas vindas de alimentos animais oferecem 16% mais riscos no desenvolvimento da mesma condição.
O ácido alfalinolénico (ALA), um tipo de ácido graxo encontrado no ômega 3, foi associado à longevidade do ser humano. Foi estudado que o consumo elevado deste ácido diminui os riscos de morte de qualquer doença. O ALA é conhecido por regular funções corporais como expressão gênica, a inibição de inflamação e coagulação do sangue.
A maior fonte de gordura vegetal são óleos vegetais, como o óleo de girassol, que é rico em gordura poliinsaturada e o óleo de canola, que contém gordura monoinsaturada.
As gorduras saturadas não são tão benéficas à saúde e podem ser encontradas em produtos de origem animal. A redução do consumo dessas gorduras está associada à redução da mortalidade geral em 13%.
O abacate é uma fonte rica em gordura monoinsaturada e pode reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue. O alimento contribui tanto na saúde do coração quanto na saúde em geral.
As sementes de girassol tem altos teores de vitamina E, B1, B6 e magnésio. O seu uso é popular na cozinha, sendo utilizado para frituras e no tempero de saladas.
A linhaça é rica em ômega-3, proteína e fibra. Além disso, quando é misturada com água, vira uma pasta que consegue substituir os ovos em receitas veganas.
Embora o azeite contenha um pouco de gordura saturada, ele também é uma gordura vegetal. Extraído de azeitonas, ele é predominantemente uma fonte de gordura monoinsaturada. Além disso, o azeite tem propriedades antioxidantes, reduz inflamações e a pressão arterial.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais