A grama-amendoim é uma espécie perene da família do amendoim que serve como cobertura vegetal viva
A grama-amendoim é uma planta rasteira comumente encontrada em regiões tropicais. Essa espécie, parente do amendoim, pode ser usada como uma cobertura vegetal viva, com um grande tapete verde escuro e impenetrável. Ela evita o crescimento de outras plantas indesejadas, erosão do solo e fornece melhor fixação do nitrogênio na terra.
Saiba mais sobre a grama-amendoim
Por ser uma grama de poucos cuidados, que não precisa de trocas periódicas, a grama-amendoim é comumente escolhida como uma forma de economizar tempo. Afinal, ela cresce rápido e é perene, o que significa que, mesmo durante as estações mais frias, consegue se manter saudável.
De nome científico Arachis repens, a grama-amendoim é uma planta nativa da América do Sul, que apesar de ser da mesma família do amendoim, não produz fruto, apenas uma pequena flor amarela. A espécie pode chegar até 20 cm de altura, e o seu florescimento ocorre principalmente durante a primavera e o verão.
Apesar de aguentar climas frios do inverno e outono, a grama-amendoim precisa de sol e água frequente. Para isso, ela pode ser plantada sob sol pleno, ou na meia sombra, com uma rotina de rega de dois em dois dias. Importante frisar que, mesmo sendo resistente, a espécie não resiste a geadas ou pisões. Em caso de uma das alternativas acontecerem, recomenda-se o replantio da grama.
Por fim, ela se adapta bem a solos pobres e inférteis, assim como também pode sobreviver em um solo úmido e rico em matéria orgânica. Mesmo que a grama-amendoim seque durante períodos de seca, ela rapidamente retorna ao normal depois de um pouco de chuva.
Como fazer a propagação da grama-amendoim?
Plantar e propagar a grama-amendoim no seu jardim é bem fácil. Afinal, como mencionado anteriormente, ela se adapta facilmente a qualquer tipo de solo. Por isso, basta ter uma muda, ou semente, da espécie para que seja plantada com sucesso.
O ideal é que ela seja propagada durante o verão ou a primavera, períodos do ano em que ocorrem mais chuvas. Assim, não será necessário fazer a rega com tanta frequência. Certifique-se de encontrar uma grama-amendoim de grande comprimento, cortar pelo menos 15 centímetros de sua extensão e espalhá-la no local em que deseja plantar a sua muda. Se achar necessário, deixe que a raiz cresça em uma jarra de vidro com água em um local com pouca sombra.
Evite deixar ervas-daninhas no solo antes de plantar a grama-amendoim, pois elas podem dificultar a sua germinação. É importante que a terra esteja limpa e pronta para receber um novo plantio.
Para que serve a grama-amendoim?
A grama-amendoim é uma alternativa de fácil manutenção para a cobertura vegetal de uma região, seja um parque, jardim ou pasto. Essa espécie apresenta uma série de benefícios para a agricultura e os cuidados do solo:
- Suas flores são comestíveis, sendo, portanto, uma Planta Alimentícia não Convencional (Panc);
- Protege o solo, impedindo que a umidade escape;
- Evita a erosão;
- É tolerante a secas;
- Pode ser usada como forragem para alguns animais;
- A grama-amendoim é importante para a fixação de nitrogênio, afinal, suas raízes ajudam a reter o elemento químico no solo.