A grama-preta é uma planta ornamental usada para a forração de jardins e gramados
A grama-preta é uma planta herbácea, também conhecida como grama-anã, grama-japonesa ou pelo-de-urso, ideal para adornar jardins e fazer a cobertura de terrenos, devido a sua baixa manutenção. As folhas dessa espécie são finas, têm de 20 a 40 centímetros de altura, 0.5 centímetros de largura e uma coloração verde escura, quase preta.
De nome científico Ophiopogon japonicus, a planta ornamental possui flores em formato de sino e de um tom de lilás claro, quase branco. O florescimento da grama-preta acontece principalmente no verão, um pouco antes dela gerar pequenos frutos semelhantes a mirtilos.
Onde usar grama-preta?
Apesar do nome fazer referência a família das gramíneas, ela não é considerada parte desse grupo. O termo “grama-preta” está relacionado a sua aparência e pelo fato dela ser comumente usada como cobertura de jardins e parques.
Se você está em busca de uma planta perene que adorne o seu quintal, ao mesmo tempo que protege e oferece os nutrientes necessários ao solo, a grama-preta pode ser uma boa alternativa. Nativa de regiões do leste asiático, a espécie se dá bem com climas tropicais, subtropicais e continentais. Sendo assim, consegue crescer saudável em temperaturas brasileiras.
Como cuidar da planta grama-preta?
Para cuidar e plantar a grama-preta não existe muito segredo. Isso porque a espécie cresce facilmente em solos de umidade mediana, bem drenados e férteis. Antes de fazer a plantação da herbácea, certifique-se de enriquecer o solo com matéria orgânica, para garantir um crescimento adequado. Se preferir, pode aplicar um pouco de adubo a cada seis meses.
Quando se fala do contato com a luz solar, a grama-preta pode ser plantada em regiões de sombra, meia sombra e luz direta, desde que o solo não fique completamente seco. Por ser uma espécie de baixa manutenção, sua rega não precisa ser feita todos os dias, apenas quando o solo perder a umidade.
Por fim, o crescimento da grama-preta é lento, ou seja, pode demorar para que cresça o suficiente para cobrir todo o terreno. Logo, o ideal é que seja feito um plantio adensado, evitando qualquer parte exposta do solo, para que seja possível alcançar a forração adequada.
Pode pisar na grama-preta?
Não. A grama-preta não suporta pisoteio e pode acabar morrendo caso sofra com esse problema. Em compensação, ela não precisa ser podada ou aparada, já que não tem um crescimento rápido ou folhas grandes.