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O greencrowding é praticado por empresas que se infiltram em iniciativas verdes para se intitularem sustentáveis, mesmo não sendo

O greencrowding envolve uma estratégia de greenwashing em que uma empresa entra em uma iniciativa ambiental em grupo e cumpre seus objetivos em um ritmo lento. Dessa forma, isso distrai o público e dá a impressão de que essas empresas estão fazendo mais para combater as mudanças climáticas do que realmente estão.

Quando uma empresa declara ser mais verde do que realmente é, a prática é conhecida como greenwashing. No entanto, na medida que os consumidores percebem isso, as estratégias começam a ficar mais sofisticadas e discretas. Assim, as empresas que têm o objetivo de camuflar suas práticas poluentes encontram novas maneiras de enganar o público. 

Isso acontece, principalmente, porque ser vista como uma empresa ética impulsiona a lucratividade. Estima-se que 66% dos consumidores escolheriam gastar mais em um produto se ele viesse de uma marca sustentável. No caso dos millennials (Geração Y), esse número aumenta para 73%. Essa demanda é um incentivo financeiro para empresas serem ambientalmente conscientes, ou aparentar ser.

Essa estratégia faz parte de uma lista de diversas práticas empresariais que prejudicam o meio ambiente. Confira mais sobre os outros tipos de greenwashing:

  1. Greenhushing: um tipo de greenwashing camuflado?
  2. Greenlabelling: o greenwashing escondido em rótulos
  3. O que é greenlighting e por que você pode estar sendo enganado 
  4. Greenrising: as falsas metas verdes empresariais
  5. Greenshifting: empresas responsabilizam consumidores por impactos ambientais
  6. Lavagem climática: empresas capitalizam eco-ansiedade com climate-washing
  7. Woke-washing: pratica empresarial coloca humanidade em risco

Como o greencrowding funciona?

Foto de Rock Staar na Unsplash

O greencrowding acontece quando uma empresa entra em uma iniciativa sustentável e contribui de forma insignificante. As medidas tomadas podem ser lentas e improdutivas. Isso também pode desestimular as outras empresas que também estão na iniciativa, já que podem ter a sensação de que estão fazendo mais que outras.

Um exemplo é uma instituição se comprometer com uma iniciativa coletiva de reduzir o consumo de plástico, por exemplo, mas não se esforçar o suficiente. Assim, ela foca em outros pontos, como reciclagem, para evitar o problema principal: a fabricação de seus produtos a partir do plástico. Isso porque mudar toda sua matéria-prima custaria mais do que praticar a reciclagem.

Consequências

Apesar de tomarem alguma iniciativa, o ritmo e as medidas não são suficientes para combater de fato a crise climática. Além disso, os processos responsáveis pela poluição do meio ambiente ainda continuam. Isso apenas contribui para o aumento do aquecimento global, mudanças climáticas, problemas de saúde e mais desigualdades ao redor do mundo.


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