Greenlighting é uma prática empresarial que destaca produtos sustentáveis para camuflar impactos ambientais nocivos
Greenlighting é uma estratégia empresarial de greenwashing que consiste em destacar uma característica sustentável de serviços ou produtos para camuflar práticas socioambientalmente nocivas. O objetivo dessa prática é desviar a atenção do público dos impactos ambientais que a empresa está causando em outras áreas.
Quando uma empresa declara ser mais sustentável do que realmente é, a prática é conhecida como greenwashing. No entanto, na medida em que os consumidores começaram a aprender a identificar o greenwashing, as estratégias empresariais começam a ficar mais sofisticadas e discretas. Assim, as empresas que têm o objetivo de camuflar suas práticas poluentes encontram novas maneiras de enganar o público.
Essa estratégia faz parte de uma lista de diversas práticas empresariais que prejudicam o meio ambiente. Confira mais sobre os outros tipos de greenwashing:
- Greenhushing: um tipo de greenwashing camuflado?
- Greenlabelling: o greenwashing escondido em rótulos
- Greencrowding: estratégia de greenwashing em grupo
- Greenrising: as falsas metas verdes empresariais
- Greenshifting: empresas responsabilizam consumidores por impactos ambientais
- Lavagem climática: empresas capitalizam eco-ansiedade com climate-washing
- Woke-washing: pratica empresarial coloca humanidade em risco
Como o greenlighting funciona?
Um exemplo comum de greenlighting acontece na indústria de automóveis. Alguns fabricantes divulgam e destacam as vantagens de seus carros elétricos, apesar de serem uma parte muito pequena de sua produção. Dessa forma, os impactos ambientais causados por seus carros movidos a combustíveis fósseis ainda continuam.
A combustão de gasolina, por exemplo, libera vários poluentes na atmosfera. Eles incluem dióxido de nitrogênio (NO2), dióxido de carbono (CO2), óxidos de enxofre, hidrocarbonetos e material particulado. Essa emissão é frequentemente relacionada a muitos problemas na saúde humana, com destaque para as doenças respiratórias. Além disso, ela também contribui de forma significativa para as mudanças climáticas e aquecimento global.
Consequências do greenlighting
A prática de greenlighting dificilmente incorre em penas e multas. Por enquanto, a maior consequência para as empresas que praticam greenlighting é a sua má reputação. Entretanto, para a sociedade, as consequências são muitas. Autodenominar-se sustentável por ter uma pequena porcentagem de seus produtos e serviços verdes é uma prática prejudicial e enganosa.
Essas ações confundem consumidores que procuram por empresas que realmente estão tomando medidas sustentáveis. Além disso, adotar o mínimo para intitular-se sustentável não é o suficiente para atingir grandes metas ambientais criadas para combater a crise climática e os efeitos das mudanças do clima, o que atrasa soluções.