Conheça a ativista ambiental Greta Thunberg e seu impacto na cena global
Greta Thunberg é uma ativista sueca que ficou conhecida em 2018, quando tinha 15 anos, por participar de protestos em prol ao meio ambiente. Ela criou o movimento “Fridays for Future” (ou Sextas para o futuro), que influenciava greves escolares nas sextas-feiras para que crianças pudessem participar de manifestações pelo clima.
Segurando um cartaz que anunciava “Greve escolar pelo clima” para pressionar o governo sueco a cumprir as metas de emissões de carbono, a garota teve um grande impacto na cena ambiental no mundo todo. Após sua participação, mais de 20 mil de estudantes entraram em greve para protestar, demandando mudanças aos representantes de seus respectivos países.
Desde então, Greta virou um símbolo na luta em defesa do planeta. Contudo, sua preocupação começou anos antes.
A ativista começou a aprender sobre problemas como o aquecimento global e as mudanças climáticas aos oito anos de idade — assim, mudando seus próprios hábitos para fazer a sua parte, como se adaptando a uma dieta vegana e se recusando a andar de avião para diminuir sua pegada de carbono.
Impacto
Em 2019, Greta Thunberg foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por seu ativismo climático — a primeira de suas três indicações. No entanto, esse não foi o seu único impacto na cena ambiental.
Em pouco tempo desde a sua aparição na mídia popular, Greta já havia conversado com chefes de Estado na ONU e com o presidente dos Estados Unidos, se reunido com o Papa e inspirado 4 milhões de pessoas a aderir à greve climática global em 20 de setembro de 2019 — a maior demonstração climática da história da humanidade.
Por sua responsabilidade ambiental, Greta Thunberg é celebrada no mundo inteiro, com um impacto global sobre a importância de seu discurso na saúde do planeta.
Foi declarada “Pessoa do ano” pela revista TIME, onde disse em sua entrevista:
“Não podemos continuar vivendo como se não houvesse amanhã, porque há um amanhã. Isso é tudo o que estamos dizendo.”
Voz de uma geração
Também em 2019, Greta se tornou o título de diversas manchetes no mundo todo por conta de seu discurso à representantes da ONU. Nele, a ativista ressaltou a culpa dos líderes mundiais na destruição do meio ambiente.
“Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias. E, ainda assim, eu sou uma das sortudas. Pessoas estão sofrendo. Pessoas estão morrendo. Ecossistemas inteiros estão colapsando. Nós estamos no começo de uma extinção em massa, e tudo tudo o que vocês conseguem falar é sobre dinheiro e contos de fadas de crescimento econômico eterno. Como ousam?”, disse.
No discurso, Thunberg também enfatizou a necessidade de cortar emissões de carbono para evitar o aquecimento global em 1,5ºC. Sua fala viralizou e atingiu o mundo inteiro por sua preocupação com o seu futuro e com o futuro de próximas gerações, que teriam de viver com as consequências das mudanças climáticas resultantes da ação e despreocupação de terceiros.
Desse modo, Greta Thunberg representa a voz de uma geração inteira preocupada com a destruição do planeta, que impulsiona ações pessoais para a mudança, mas não exclui a responsabilidade de grandes empresas e líderes mundiais nos problemas ambientais.
Sobre
Filha de uma cantora de ópera e de um ator, Greta Thunberg nasceu em 3 de janeiro de 2003 em Estocolmo, na Suécia. A menina foi diagnosticada com síndrome de Asperger (que agora é considerada um transtorno do espectro do autismo), o que, de acordo com a mesma, ajudou a explicar porque ela teve uma reação tão poderosa ao saber sobre a crise climática.
“Eu vejo o mundo em preto e branco e não gosto de fazer concessões. Se eu fosse como todo mundo, teria continuado e não teria visto essa crise.”, disse em sua entrevista à revista TIME.
Porém, a mesma vê isso como uma coisa boa. Em sua página oficial do Twitter, a ativista lembrou a todos que ser diferente é um superpoder.