A groan zone é um termo cunhado pelo autor Sam Kaner que representa o momento quando duas ideias divergentes se encontram em uma discussão. Essa zona, que pode ser traduzida para “zona do gemido”, é caracterizada pelo desconforto e discussão entre dois grupos enquanto tentam chegar em um consenso.
“(…) quando as pessoas entendem mal um ao outro, tornam-se mais confusos, mais impacientes, mais egocêntricos – mais desagradáveis ao redor. As pessoas se repetem, interrompem, rejeitam as ideias de outras pessoas e rebaixam-se rudemente”, diz Kaner em seu livro The Facilitator’s Guide to Participatory Decision-Making.
Esses comportamentos da groan zone instigam outros similares, o que acaba tornando o fenômeno em um ciclo vicioso. Sem um facilitador, ambos os grupos se comprometem a ideias mal resolvidas que resultam na hostilidade.
A groan zone possui três maiores desafios para serem resolvidos:
O segredo para chegar em um consenso é:
Entretanto, essa função é exercida por um facilitador em comum.
O papel do facilitador na groan zone é de resolver o conflito adquirindo a convergência entre ambos os grupos. O facilitador pode ser qualquer pessoa que se comprometa a ouvir e entender os dois lados da discussão.
O método mais básico de negociação é através de perguntas que expliquem ambos os lados. Porém, em momentos de pressão, é possível perder-se dentro de conflitos, o que requer que o facilitador mantenha a paciência e calma.
Além disso, criar perguntas que refletem o posicionamento dos grupos gera confiança e melhora o entendimento mútuo. Toda a mediação tem o objetivo de chegar em um denominador comum que, a partir de diferentes ideais e considerando ambos os lados, cheguem à total mutualidade.
Se você se sente preso na groan zone ou pretende tomar o papel de facilitador, reunimos algumas dicas que podem te ajudar no processo de convergência.
O mais importante para desviar dessa zona é manter a paciência e evitar que os conflitos se estendam. Foque no que é necessário e abrace a divergência, transformando-a em convergência.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais