Reconhecimento reflete a trajetória consistente e contínua da companhia na agenda
Por Grupo Boticário | O Grupo Boticário está no top 5 do Ranking Merco Responsabilidade ESG, reconhecimento que reforça a consistência de companhias frente à agenda no Brasil. Para uma medição abrangente e indicadores mais assertivos, o Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) analisou de maneira isolada os atributos de cada uma das letras da sigla: Environmental, Social e Governance.
O posicionamento do Grupo como a quinta empresa mais responsável em ESG no país, com destaque no quesito ambiental, reflete a consistência com que o assunto é tratado no modelo de negócio da companhia que, inclusive, publicou recentemente o seu Relatório ESG.
“No Grupo Boticário, acreditamos em um único caminho para o sucesso responsável: um futuro sustentável, inclusivo e pautado pelo propósito de transformar o mundo e impactar positivamente as pessoas por meio da beleza. Práticas sustentáveis e com impacto social são premissas inegociáveis para nós, que há mais de 45 anos dedicamos esforços e empenho à uma agenda ESG consistente e lado a lado da Fundação Grupo Boticário. Neste cenário, ficamos satisfeitos pelo reconhecimento do ranking Merco entre as cinco empresas mais responsáveis do Brasil em ESG”, conta Fabiana de Freitas, vice-presidente de jurídico, compliance, ESG e assuntos institucionais do Grupo Boticário.
A pesquisa de campo realizada pela consultoria para a nona edição do ranking utiliza como metodologia uma série de entrevistas e análises com membros da alta direção de empresas, especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais.
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Vult, O.u.i, Dr. JONES, Truss e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 15 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 64 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.