Dois grupos americanos envolvidos com questões polêmicas do seu país lançaram na internet um vídeo contra uma das maiores companhias de petróleo do mundo, a ExxonMobil, em que eles denunciam a forma como a empresa está arrecadando dinheiro. Segundo os grupos, a Exxon recebe incentivos fiscais e subsídios do governo federal para produzir petróleo a partir de combustíveis fósseis.
O vídeo “Exxon Hates Your Children” possui trinta segundos e tem como objetivo principal divulgar como as atitudes da companhia podem causar um efeito negativo à sociedade em geral e às pessoas que consomem seu produtos. Os grupos Oil Change International e The Other 98% usaram a mensagem de que a política da empresa na atualidade vai afetar as crianças, que representam o futuro.
Para fortalecer essa iniciativa, os grupos criaram um site em que há quatro motivos, baseados em notícias, da suposição de que a Exxon odeia crianças. Os pontos são:
No site criado pelos grupos, além do vídeo, há uma petição chamada “Faça Exxon pagar pelas mudanças climáticas e não nossas crianças”. Ela pede a eliminação de todos os subsídios para combustíveis fósseis porque, segundo o site, são fruto de doações de mais de US$ 10 bilhões por ano do governo para as indústrias de petróleo, gás e carvão.
Para intensificar ainda mais essa campanha, os grupos querem promover o vídeo na televisão com o intuito de expandir seu acesso e ter certeza de que o público e os representantes sabem o que realmente está acontecendo. Eles pedem a colaboração financeira das pessoas para realizar isso.
Confira o vídeo da campanha no fim da página e acesse o site oficial.
Em resposta ao vídeo, a companhia de extração de petróleo ExxonMobil disse que a campanha é ofensiva e que afeta os milhares de trabalhadores da sua empresa. Em relação às mudanças climáticas, a indústria acha que são desafios muito importantes para a sociedade e que não serão resolvidos com campanhas de mídia que usam falsas alegações e linguagem provocativa.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais