Reciclagem é o reaproveitamento de materiais. Mas o termo reciclar é usado, tecnicamente, apenas para coisas que podem voltar ao seu estado original. Processo, portanto, possível a poucos materiais, como a lata de alumínio. O processo de transformar uma coisa em outra diferente da que lhe originou é chamado de reutilização ou reaproveitamento. Um exemplo simples é o do papel. Como há um encurtamento das fibras a cada etapa de reciclagem, percebemos a diferença na cor e textura do material.
Dentre as muitas razões do porque reciclar, as mais importantes são economia e prevenção. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a vida humana. Não é apenas o ambiente que se beneficia com a reciclagem. Nós também, já que nele está nossa casa, trabalho e opções de lazer. Quando reciclamos, aquilo que antes era lixo pode ser transformado em novos produtos, conservando, assim, a matéria-prima e protegendo o ambiente para nossa vida presente e futura.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais