O H2O, composto por hidrogênio e oxigênio, possui propriedades únicas
O H2O, popularmente conhecido como água, é um elemento químico composto por dois átomos de hidrogênio (H2) e um de oxigênio (O2). Presente na maior parte da superfície da Terra, ele pode ser encontrada em três estados físicos: líquido, sólido e gasoso.
Considerado um dos mais importantes recursos minerais do mundo, o H2O sempre foi essencial para a evolução do ser humano. Na Antiguidade, grandes rios desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento de civilizações, como a Mesopotâmia. Isso porque a presença de água possibilitou a prática da agricultura, pecuária e higiene. Assim, ela tornou-se um recurso básico para uma boa qualidade de vida.
Da mesma forma, ele é visto como fonte de vida na Terra, uma vez que é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm os ecossistemas e meio ambiente em equilíbrio.
Quais são as propriedades da molécula de H2O?
Quando está em temperatura ambiente, o H2O é um líquido sem cheiro, incolor e sem sabor. Uma de suas principais propriedades é sua habilidade de dissolver mais substâncias do que qualquer outro líquido existente. Por isso, ele é considerado um solvente universal.
Além disso, essa substância é utilizada como referência para diversos cálculos na física e química devido a seus altos índices de polarização, calor específico, ponto de vaporização e atração com outros compostos polares. A forte polarização, por sua vez, faz com que as moléculas de H2O sejam ligadas por ligações de hidrogênio. Esta ligação é considerada extremamente forte e é o que explica o fato da água ser líquida à temperatura ambiente.
Dureza da água
Classificada como dura ou mole, a dureza pode ser definida como a sua capacidade de precipitar sabão e pela concentração de sais de cálcio e magnésio junto ao H2O.
Água dura
A água dura contém altas concentrações de íons de magnésio e cálcio. Outros produtos químicos também podem aumentar a dureza da água, como zinco, alumínio, bário, ferro, estrôncio, manganês, sais de carbonato, cloro e flúor. Seu consumo no organismo humano pode ter um efeito laxante, porém também pode trazer alguns benefícios. Beber água dura pode contribuir com a reposição de cálcio e magnésio na dieta e ser de grande importância para pessoas que sofrem com a falta desses minerais, principalmente no desenvolvimento dos ossos e dentes.
Água mole
A água é considerada mole quando é naturalmente encontrada com pouca concentração de minerais dissolvidos, como cálcio, magnésio e zinco. Ela também contém um pH baixo, pois tem grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2), o que a torna ácida.
Como se forma o H2O?
A origem da água é incerta. Porém, uma hipótese relacionada com a teoria do Big Bang tenta explicar essa formação. Segundo ela, a explosão do Big Bang originou os primeiros átomos de hidrogênio que, devido às altas temperaturas da Terra, se juntaram a átomos de oxigênio na forma de vapor.
Conforme a temperatura foi diminuindo, houve a condensação do gás, que deu origem a nuvens e à consequente ocorrência da precipitação, que voltou à Terra devido à força da gravidade. A maior parte do H2O em estado líquido ficou suspenso na superfície da atmosfera, dando origem aos oceanos primitivos.
Ciclo do H2O
Cerca de dois terços da superfície da Terra são cobertos por água (H2O) em estado líquido ou em estado sólido. O ciclo da água é uma parcela significativa do H2O que encontra-se em permanente circulação, sob a ação da gravidade e da energia solar. Ele é responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo. Portanto, o H2O também é peça chave do funcionamento dos ecossistemas, sejam eles aquáticos ou terrestres.