Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda como destinar o hashi descartável e algumas alternativas aos de uso único

O hashi descartável é um utensílio de cozinha utilizado no mundo todo e, especialmente, em países asiáticos para o preparo e consumo de alimentos. O uso desses famosos “pauzinhos” foi normalizado através da culinária japonesa, tornando-o um utensílio comum em diversas cozinhas ao redor do mundo. 

No entanto, a maior exposição entre os brasileiros pelos hashis descartáveis ocorre através do delivery de comida. Muitas vezes, esses utensílios acabam sendo inutilizados e descartados incorretamente, contribuindo para o aumento da produção de lixo. 

Dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), apontam que só em 2022, os brasileiros destinaram 33,3 milhões de toneladas de lixo incorretamente.  

Embora os hashis descartáveis possam ser destinados corretamente para evitar esse problema, isso não acontece sempre pela falta de acessibilidade a programas de compostagem e reciclagem. Entenda: 

O hashi descartável é reciclável? 

No Brasil, o reaproveitamento de hashis descartáveis através de usinas de reciclagem não é possível devido ao tamanho e a possível contaminação de resíduos orgânicos desse material. No entanto, em outros países, existem empresas especializadas na reciclagem dos “palitinhos”. 

Esse é o caso da empresa japonesa Oji Holdings, que usa hashis usados na confecção de produtos de papel. Esses utensílios são usados, por exemplo, na produção de papel para cópia, papel para impressão, pôsteres e lenços de papel.

Embora não sejam os únicos materiais usados nessas confecções, a empresa estima que, se fossem, poderiam produzir a seguinte quantidade de produtos: 

  • 10 kg de hashis (aprox. 2.500 pares) → 15 caixas de lenços de papel.
  • 3 pares de hashis (6 pauzinhos) → Um cartão postal ou uma folha de papel de cópia tamanho A4.
Brasil avança pouco para superar lixões e aterros, aponta pesquisa

Como descartar corretamente? 

No Brasil, os hashis descartáveis só possuem uma destinação correta — a compostagem. Embora algumas prefeituras ofereçam programas de compostagem, não há um serviço individual em que moradores possam descartar seus resíduos orgânicos. Desse modo, a maioria desses resíduos vão parar em aterros sanitários, onde contribuem para as emissões de gases do efeito estufa, como o metano, e ocupam o espaço de rejeitos que não podem ser destinados de outra forma. 

Sendo assim, a compostagem doméstica ou privada acabam sendo as duas únicas formas de destinação correta dos resíduos orgânicos — incluindo os hashis descartáveis. Mas, como fazer isso? 

Como compostar o hashi descartável

Para compostar os hashis descartáveis é necessário certificar-se de que esses palitinhos são feitos de bambu ou madeira não tratada. Dessa forma, você evita que o composto final seja contaminado por produtos químicos, como o verniz ou a tinta. 

Felizmente, a maior parte dos hashis usados é de bambu — o que possibilita sua compostagem. 

Os hashis de madeira são geralmente feitos de árvores como bétula ou álamo. Eles são frequentemente descartáveis, o que significa que podem contribuir para o desmatamento se não forem obtidos de forma sustentável. Por outro lado, os hashis de bambu são feitos de bambu, um recurso altamente renovável que cresce muito mais rápido do que as árvores, tornando-os uma opção mais ecológica.

A compostagem de ambos ocorre da mesma forma: 

  1. Corte os hashis em pequenos pedaços, para adiantar o processo de compostagem. Se necessário, deixe-os de molho em água de reúso por um tempo para facilitar o corte. 
  2. Lembre-se que os hashis substituem, ou fazem parte, da matéria seca na compostagem.

Porém, antes de compostá-los, que tal reutilizar os hashis descartáveis

Foto de Adrien Bruneau na Unsplash

É possível reutilizar os hashis descartáveis? 

Para muitas pessoas, a compostagem doméstica não é um processo viável para descarte, seja por falta de espaço ou por outros motivos. Portanto, para evitar que os hashis descartáveis acabem em lixões ou aterros sanitários, também é possível reutilizá-los através do upcycling

Nós do eCycle separamos algumas ideias do que fazer com esses palitinhos, confira: 

1. Descanso de panela

Você precisará de: 

  • Cerca de 39 hashis; 
  • Tesoura; 
  • Fita;
  • Lápis; 
  • Cola; 
  • Fita adesiva; 

Como fazer:

  1. Posicione duas fitas na horizontal, no tamanho de um hashi deitado, para que fiquem um pouco abaixo e acima do topo da madeira. Veja as fotos para entender. 
  2. Coloque a fita em um pedaço de papel, prendendo-a em cada ponta. 
  3. Cole os hashis, à fita, usando o lápis como marcador de espaço para que eles se alinhem perfeitamente.
  4. Deixe a cola agir por 5 minutos e então cuidadosamente puxe o descanso de panela do papel apenas o suficiente para poder colocar a tesoura por baixo dele e cortar a fita bem perto das pontas.
  5. Cole dois conjuntos de hashis juntos para fazer uma boa base e repita o processo mais uma vez para o outro lado. Depois, forme um quadrado, colando mais dois hashis — um em cima e outro embaixo da base. 
  6. Cole-os à esteira que fez anteriormente. 
  7. Deixe a estrutura secar por alguns minutos e certifique-se de que não haja resíduos de cola na parte superior ou em áreas que uma panela quente possa tocar.

2. Suporte de plantas

Algumas plantas geralmente precisam de suporte extra à medida que crescem. Os hashis são excelentes estacas para essa finalidade.

  1. Empurre suavemente um hashi no solo perto do caule da planta.
  2. Amarre frouxamente a planta ao hashi usando barbante macio de jardim ou amarras para plantas.
  3. Ajuste a amarra à medida que a planta cresce para garantir o suporte adequado.

3. Pincel de pintura

Você vai precisar de:

  • Um hashi; 
  • Cabelo; 
  • Cola; 
  • Elástico;
  • Barbante. 

Como fazer: 

  1. Faça um furo no hashi. O furo precisa ser grande o suficiente para caber a quantidade de cabelo/cerdas que você quer, mas não grande demais para que quebre. 
  2. Depois de fazer o furo, use uma faca de precisão para criar um padrão cruzado na área que você acabou de furar. Confira as fotos.
  3. Selecione a quantidade de pelos que você quer usar para. Corte apenas as pontas do cabelo. Use um elástico para manter as cerdas todas juntas enquanto prepara a cola.
  4. Cole a ponta das cerdas e coloque no furo que você perfurou. Remova o elástico com cuidado depois de alguns minutos.
  5. Use o barbante para apertar a abertura da escova e manter as cerdas dentro. Cole a ponta do barbante para evitar que ele se desfaça.
  6. Apare as cerdas do pincel no formato desejado, espere secar e use como quiser. 
Onde o uso de pele de animais está escondido?

4. Pregador de roupas

Você vai precisar de:

  • Hashis usados higienizados; 
  • Câmara de ar de bicicleta (cortada em anéis) ou elásticos;
  • Tesoura;
  • Faca (ou pequena serra).

Como fazer:

  1. Corte os hashis no meio. Cada hashi faz um pregador.
  2. Corte a câmara de ar da bicicleta em anéis, certificando-se de que eles não estejam muito finos.
  3. Coloque os dois hashis juntos, enrole em uma das bordas um anel de câmara de ar, bem. Veja a imagem.
  4. Enrole outro anel no meio dos dois hashis, firme, mas não muito apertado (para que as roupas caibam entre os 2 gravetos).

Alternativas ao hashi descartável 

Em vez de consumir hashis descartáveis, troque-os por outros. Não peça utensílios descartáveis em restaurantes de delivery e, se possível, tente substituí-los com os feitos de alumínio. Esses utensílios, além de reutilizáveis, são feitos de um material infinitamente reciclável, o que diminui os impactos de seu descarte.  


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais