O estilo de vida sustentável já norteia muita gente, mas nós sabemos que começar não é fácil. A sociedade de consumo propõe soluções cada vez mais fáceis e a maior parte delas ainda são baseadas em embalagens plásticas e alimentos processados – isso para ficar só no ambiente doméstico. Foi pensando em ajudar na transição para uma rotina mais verde que a canadense Heather Youl criou um serviço de “personal green assistant” e “concierge verde”, em que ela ajuda os clientes a mudarem seu estilo de vida começando pelo mais simples: a organização da casa.
A empresa de Heather, a Cedar Coast, atende em Vancouver (Canadá) e arredores e oferece três tipos de serviço: Green Personal Assistant, Environmental Sustainability Coach e Green Concierge. No primeiro caso, por exemplo, ela vai até a casa dos clientes e organiza os espaços para reduzir ao máximo o consumo de embalagens e produtos plásticos ou com química nociva, ensina a comprar produtos biodegradáveis sem ser vítima de greenwashing, fazer coleta seletiva e reduzir o consumo energético. São lições que a jovem aprendeu na prática e para as quais percebeu uma demanda.
Embora a cidade de Vancouver se gabe de ser a mais sustentável do Canadá, muita gente ainda tem dificuldade de fazer alterações simples como comprar grãos a granel e não em embalagens plásticas. Há também os que reclamam que não têm tempo para um estilo de vida sustentável e então o serviço oferecido por Heather ajuda na adaptação. Depois que as práticas sustentáveis viram hábito, ela diz, isso não gasta mais tanto tempo – ao final, acaba economizando tempo (e dinheiro!), pois a casa já estará toda organizada para produzir menos lixo, economizar energia e direcionar os resíduos para a coleta seletiva.
Embora o serviço de “personal green assistant” possa parecer um pouco distante da realidade brasileira, mudar o estilo de vida para algo mais sustentável não é tão difícil. Há pequenas alterações nos hábitos cotidianos que já contribuem para um mundo melhor, como separar o lixo orgânico do lixo reciclável, comprar menos produtos embalados em plástico (dê preferência para alimentos frescos, embalagens reutilizáveis ou alimentos a granel), fazer o descarte correto dos seus remédios e eletrônicos e usar cosméticos e produtos de limpeza feitos com ingredientes naturais.
Em um segundo momento, você pode começar a fazer a compostagem dos seus resíduos orgânicos e, quem sabe, preparar os seus próprios produtos de beleza e limpeza. Aqui no Portal eCycle sempre publicamos conteúdo para facilitar os hábitos de vida sustentáveis!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais