Um herbicida caseiro é uma solução, feita com produtos encontrados em casa, que ajuda a controlar o crescimento de ervas daninhas e outros tipos de plantas indesejadas. Eles são comumente usados em jardins e pequenas plantações.
O procedimento de fazer herbicida caseiro ganhou tração após a proibição de diversos herbicidas convencionais que podem prejudicar a saúde humana e o meio ambiente. Através de novas regulações, muitas pessoas começaram a buscar alternativas naturais e mais baratas para conseguir controlar a população de ervas daninhas em seu jardim.
No entanto, existem alguns cuidados a serem seguidos na confecção de um herbicida caseiro. Algumas receitas encontradas em sites e buscadores da internet podem sugerir a mistura de alguns ingredientes comuns, mas que podem oferecer riscos à saúde quando combinados.
Confira:
Alguns sites sugerem a mistura de água sanitária e vinagre, ou outros produtos ácidos, para fazer um herbicida caseiro. No entanto, essa mistura é responsável pela liberação de gás cloro, um ativo altamente tóxico e prejudicial à saúde.
Entre 2002 e 2013, apenas um relato de intoxicação sobre a mistura foi relatado por centros franceses de controle de envenenamento. Entretanto, após o banimento de diversos tipos de herbicidas em 2019, esse número subiu para 203.
Os sintomas mais comuns da exposição à essa substância são a tosse, dificuldade em respirar, e irritação do ouvido, nariz ou garganta.
Um herbicida natural é feito com produtos comumente encontrados em casa e que é livre de substâncias químicas. Existem diversos métodos para a confecção de herbicidas caseiros, veja alguns exemplos:
A água fervente não é exatamente um herbicida caseiro, mas pode ajudar a controlar plantas indesejadas em alguns locais. Além disso, é um método seguro e que não precisa de ingredientes extras.
Para se livrar de ervas daninhas com água fervente, basta jogar, com cuidado, a água sobre a planta que deseja eliminar. Esse método é eficaz para matar ervas daninhas em locais como rachaduras, ou em áreas que você deseja plantar outras mudas, pois não deixa nenhum resíduo ou tem efeitos nocivos a longo prazo.
O cloreto de sódio, ou sal de cozinha, é um herbicida eficaz. Porém, pode ter um efeito prejudicial ao solo.
Portanto, é importante restringir o uso desse herbicida natural apenas às folhas das ervas daninhas, e não ao solo. Veja como fazer um herbicida natural de água com sal:
A solução de vinagre é um dos herbicidas caseiros mais comuns. O vinagre é um herbicida potente, sendo responsável pela remoção da umidade das plantas, o que faz com que elas murchem e morram com facilidade. Tudo que você precisa para fazer esse herbicida natural é:
Essa mistura também pode ter um impacto negativo no solo. Por isso, prefira usá-la apenas nas folhas das ervas, com auxílio de uma garrafa de spray.
Veja como fazer vinagre de maçã no nosso vídeo:
Fazer um herbicida caseiro de vinagre e sal só leva esses dois ingredientes. Misture uma xícara de sal em três litros de vinagre e em seguida, pulverize a solução na folhagem das plantas que deseja matar.
O tempo de eficácia desses sprays depende do clima e da estação de quando são utilizados. Em dias ensolarados, por exemplo, os resultados dos herbicidas caseiros serão aparentes em algumas horas, quando as ervas daninhas ficarem marrons e murcharem.
Porém, em dias frios, a mistura pode demorar um pouco mais para funcionar.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais