Hidratação com óleo de coco é uma ótima ideia! Porque ele é benéfico para cabelos danificados e a saúde como um todo. Muito diferente de produtos de hidratação para cabelo convencionais, que possuem substâncias nocivas.
O óleo de coco é uma gordura vegetal extraída do fruto Cocos nucifera. Ele passou a ser conhecido principalmente por sua fama de proporcionar benefícios para a saúde.
Além da hidratação com óleo de coco no cabelo, você também pode utilizá-lo no dia a dia para:
Porém, no que diz respeito aos benefícios da ingestão, como no caso da doença de Alzheimer e os níveis de colesterol, há controvérsia. Apesar de alguns estudos concluírem que o óleo de coco deva ser utilizado para tratar e prevenir doenças, a Associação Brasileira de Nutrologia se posiciona contra essas recomendações. Para entender mais sobre esse tema, leia a matéria:
Em contrapartida, a hidratação com óleo de coco no cabelo e na pele não tem contraindicação. Nesse caso, há estudos mostrando os benefícios desse tipo de aplicação, uma alternativa aos produtos cosméticos convencionais que proporcionam riscos para a integridade da saúde. Ainda assim, é preciso cautela ao utilizar óleo de coco no rosto. Afinal, ele pode apresentar um efeito comedogênico e favorecer o aparecimento de acne.
Um estudo publicado pela Society Cosmetic Chemists mostrou que o óleo de coco pode ser utilizado para tratar danos em diferentes tipos de cabelo. Danos causados no cabelo por causa de:
Podem ser revertidos por meio da hidratação com óleo de coco, que ajuda a nutrir os fios.
Isso porque, de acordo com o estudo, ao aplicar o óleo de coco no cabelo obtém-se um filme lubrificante que ajuda a evitar a perda de proteínas e água. Assim formando uma verdadeira capa de proteção para os fios.
Além disso, para cada tipo de cabelo há uma forma diferente de fazer hidratação com óleo de coco, siga o passo a passo a seguir.
O cabelo crespo, de maneira geral, possui fios com o formato circular desde a raiz. Esse formato circular faz com que o próprio cabelo seja uma barreira para o escorrimento da oleosidade natural até os fios. Dessa forma, o óleo de coco pode ser um ótimo aliado para hidratação do fio crespo.
Para realizar a hidratação com óleo de coco sem enxágue coloque uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e espalhe ao longo dos fios sem aplicar na raiz. Como existem muitos tipos de cabelo crespo, é necessário testar quantidades e modos diferentes de aplicar o óleo de coco.
Alguns cabelos crespos talvez exijam óleo de coco apenas nas pontas. De qualquer forma, as partes ressecadas ficarão com um aspecto brilhante e mais escuro, com uma aparência de hidratação. Mas lembre-se:
Por se tratar de um óleo é preciso aplicar em pouca quantidade e ir testando. Desta forma não se deixa o cabelo com aspecto de oleosidade.
A hidratação profunda também é uma ótima forma de obter os benefícios do óleo de coco. Para isso, espalhe uma grande quantidade de óleo de coco no cabelo seco e semi-sujo.
Lembre-se de ir separando mecha por mecha e deixe agir por 30 minutos a seis horas. Então lave normalmente com xampu e condicionador. O cabelo ficará com um aspecto sedoso, brilhante e macio.
Para melhores resultados, o ideal é deixar o cabelo exposto ao vapor antes de passar a máscara de hidratação. Para selar a hidratação nos fios, primeiro separe seus cachos. Aplique 2-3 gotas de óleo de coco em todo o comprimento do cabelo usando os dedos.
Os xampus convencionais possuem lauril sulfato de sódio. Essa substância tem potencial de danificar o couro cabeludo, prejudicando a saúde capilar. Para evitar esse tipo de dano, aplique óleo de coco no couro cabeludo antes de lavar o cabelo. Ou abandone de vez os xampus convencionais conhecendo as práticas no e low poo na matéria:
O cabelo liso ou ondulado possui círculos mais abertos ao longo do fio. Em alguns casos, o cabelo nem possui círculos. Isso permite que a oleosidade escorra até o meio ou final do cabelo. Em geral, quanto mais liso, mais oleoso é o cabelo.
Por isso, esse tipo de cabelo não exige tanto a hidratação com óleo de coco sem enxágue. Mas nos casos em que os fios são muito ressecados, pode-se aplicar algumas gotas de óleo de coco nas mãos e espalhar nas pontas secas.
Como no cabelo crespo, a hidratação profunda do cabelo liso ou ondulado deve ser feita mecha por mecha. Dependendo do tamanho do cabelo, derreta algumas colheres de sopa de óleo em um recipiente e misture bem.
Aplique-o em todo o cabelo. Depois da aplicação é necessário deixar de 30 minutos a seis horas. E aí lavar normalmente com xampu e condicionador de sua preferência.
Os xampus convencionais que contêm lauril sulfato de sódio retiram a capa de oleosidade protetora presente no couro cabeludo. Para evitar esse tipo de dano, aplicar o óleo de coco é essencial para o couro cabeludo antes da lavagem convencional.
Na hidratação profunda, você também pode adicionar uma colher de sopa da sua máscara de hidratação ao óleo de coco.
Lembre-se de usar um produto 100% natural — de preferência comprado em lojas de produtos naturais. Confira outros óleos que podem ser utilizados no cabelo:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais