A higiene dental é a prática de deixar a região da boca, mais especificamente dos dentes, limpa e saudável. Esses costumes são a base de prevenção de problemas como cáries, gengivite, periodontite e halitose.
A boca é a entrada para os sistemas digestivo e respiratório, portanto, manter a região saudável pode evitar problemas maiores. Com a falta de higiene, as bactérias podem se proliferar e acabam gerando infecções e outras condições orais.
De acordo com a OMS, mais de 3 bilhões de pessoas sofrem com doenças bucais, com a cárie dentária não tratada sendo a condição de saúde mais comum do mundo. A cárie, assim como a maioria das outras condições orais, pode ser evitada com uma boa higiene dental.
Para manter uma saúde bucal, é necessário manter práticas pessoais de higiene dental, além de ir regularmente ao dentista para ter uma visão maior e análise do que pode ser melhorado.
O básico da higiene dental são pequenos hábitos feitos diariamente que podem impactar positivamente a saúde bucal, a qualidade de vida e o bem estar das pessoas. Ele envolve:
A escovação e limpeza diária ajudam na remoção da placa, uma condição oral caracterizada pelo acúmulo de bactérias na superfície dental. Quando a placa não é tratada, ela pode resultar no tártaro e outras condições prejudiciais à saúde bucal.
A ida ao dentista para limpeza dos dentes ajuda na remoção da placa e do tártaro.
Existem diversas dicas, além do básico, para manter uma boa higiene dental. São elas:
A escovação é recomendada pelo menos duas vezes ao dia, porém, escovar os dentes antes de dormir, ou depois de todas as refeições ajuda na remoção da placa e na prevenção do tártaro. A eliminação das bactérias nos dentes garante uma saúde bucal melhor, além de evitar o seu acúmulo que é formado ao longo do dia.
A substituição da escova de dentes deve ser feita a cada três meses, para se certificar de que ela ainda está apropriada para o uso. Além disso, é necessário limpá-la após cada uso com ajuda da água e guardá-la em um ambiente seco, uma vez que as bactérias podem se proliferar em locais úmidos.
A maioria das doenças orais mais comuns começam entre os dentes. A escova de dentes, embora eficiente na limpeza das superfícies, não consegue chegar entre os dentes. É estimado que ela só consiga higienizar cerca de 60% do dente, o que deixa 40% sem limpeza. Portanto, não ignore o fio dental ou invista em uma escova interdental.
Às vezes, muitas pessoas têm dificuldade em lembrar da higiene dental na correria do dia a dia. Para criar uma rotina, comece colocando alarmes no seu celular para lembrar de escovar os dentes após as refeições e antes de dormir e também para passar o fio dental pelo menos uma vez por dia.
As bebidas alcoólicas podem prejudicar a saúde dental, uma vez que são compostas por açúcares que contribuem para o desenvolvimento de doenças da gengiva e da cárie. Além disso, o café também pode oferecer riscos para a higiene dental, uma vez que a acidez da bebida pode enfraquecer os dentes e deixá-los mais suscetíveis ao desenvolvimento de cáries.
Os refrigerantes possuem ambas as qualidades problemáticas do café e das bebidas alcoólicas, contendo altos teores de açúcar e acidez.
A água é essencial para a saúde em geral, e também para a saúde da boca. Especialistas e profissionais da saúde recomendam que seus pacientes bebam água após cada refeição para ajudar na remoção de alimentos e bebidas pegajosas que podem se alojar entre os dentes.
As frutas e os vegetais crocantes, além de ter fibra e ajudarem no funcionamento do organismo, também podem oferecer benefícios para a higiene dental. Isso, porque esses alimentos conseguem auxiliar na remoção da placa bacteriana, além de refrescar o hálito.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais