A relação entre home office e meio ambiente é maior do que se era esperado. A técnica de trabalhar em casa pode ajudar a reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera e beneficiar o planeta de outros jeitos.
Nos EUA, essa é uma tendência que vem desde a década de 1970, e que cresce em popularidade com o passar do tempo. A prática do home office cresceu 73% no país nas últimas décadas e é uma boa opção também para momentos em que não é possível se deslocar pelas cidades, como em dias de greve ou em casos de epidemia, como a do coronavírus. Nos órgãos do governo, o crescimento no mesmo período foi de 474%.
Viagens de carro e outros meios de transporte são grandes agentes para a poluição e para a emissão de gases do efeito estufa. Quando o trabalho é transferido para casa, viagens individuais são reduzidas, beneficiando assim o meio ambiente.
Uma pesquisa feita pela Agência Internacional de Energia comprovou que, em viagens de carro de até seis quilômetros, a transferência para o home office pode reduzir a pegada de carbono. Em viagens de transporte público, contudo, esses números podem aumentar por conta do consumo de energia feito em casa.
A mesma pesquisa indicou que se todas as pessoas do mundo trabalhassem de casa por pelo menos um dia, 1% do consumo de petróleo para transporte rodoviário seria reduzido do valor total por ano. Nesse caso, mesmo com o aumento de energia consumido, o impacto das emissões de CO2 entraria em um declínio de 24 milhões de toneladas.
Em abril de 2020, enquanto muitas pessoas adotaram o home office por conta da pandemia de coronavírus, foi analisado que o uso de gasolina diminuiu em 6 milhões de barris por dia.
O home office também pode ajudar com a poluição do ar derivada dos meios de transporte. As principais cidades do mundo observaram a redução do congestionamento da hora do rush de 65% para 95% no mesmo ano.
Um quinto dos trabalhos podem ser feitos em casa. Se todos esses trabalhadores adotassem o home office, cerca de 80 milhões de toneladas de CO2 seriam reduzidos por ano.
Esse número condiz com o que é necessário para desacelerar o aquecimento global.
Contudo, a relação entre home office e meio ambiente pode oferecer algumas desvantagens em relação à energia. Trabalhar em casa pode aumentar o seu consumo de 7% a 23%, quando comparado ao trabalho em escritórios.
Na Alemanha, por exemplo, é mais benéfico que as pessoas vão ao trabalho durante o inverno por conta do que é gasto no aquecimento domiciliar.
Afinal, qual é a relação entre home office e meio ambiente? Em geral, a prática de trabalhar em casa pode contribuir efetivamente para a melhora do planeta. A diminuição de gases do efeito estufa derivados dos meios de transporte são um grande exemplo disso. Porém, para que o ato seja mais benéfico, é necessário abordar os obstáculos oferecidos pelo consumo de energia.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais