Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A Hora do Planeta é um movimento da WWF para engajar escolas, instituições, negócios e cidadãos em prol do meio ambiente. Basta apagar as luzes por 1h

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Um ato simples de apagar as luzes por uma hora, no qual todo o mundo sinaliza sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. Essa é a proposta da Hora do Planeta, evento global promovido pela organização WWF (World Wildlife Fund) desde 2007. Em 2019, a Hora do Planeta acontece no dia 30 de março, sábado, às 20h30 (horário local). A campanha convida instituições, órgãos públicos, empresas e cidadãos a apagarem suas luzes até as 21h30, convidando à reflexão de que cada um de nós pode fazer sua parte pela preservação do planeta.

Criada em 2007 em Sydney, na Austrália, a Hora do Planeta já se tornou o maior movimento pelo meio ambiente do mundo – em 2018, a Hora do Planeta teve a participação de cidades e municípios em 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. O Brasil tem uma grande participação nessa história, envolvendo mais de cem cidades e 1500 monumentos.

“Mais do que um simples apagar de luzes, a Hora do Planeta é um convite para que as pessoas parem por cerca de uma hora e reflitam sobre as nossas ações em relação ao meio ambiente; o que temos feito e o que cada um pode fazer para diminuir o problema”, comenta o diretor-executivo do WWF-Brasil, Maurício Voivodic. Para ele, o movimento é uma demonstração globalizada de que o mundo quer ver em seus líderes a coragem para enfrentar e reverter os diferentes desafios ambientais, cujos impactos interferem na vida de toda a população.

A preocupação para evitar o desperdício, o uso consciente de veículos individuais de transporte e a opção de comprar produtos locais e que não agridam o meio ambiente são alguns dos hábitos que Voivodic considera como importantes para a redução de danos ao meio ambiente. “As causas e os efeitos das mudanças climáticas estão inseridos na nossa vida. A resolução destas questões está muito relacionada à criação e ao cumprimento de políticas públicas. Porém, se cada um repensar seus hábitos de consumo, teremos uma grande melhoria na saúde do planeta”, continua Voivodic.

O Brasil tem enfrentado um número crescente de problemas relacionados às mudanças do clima, como secas, diminuição de produção de alimentos ou racionamentos de água em plena temporada de chuvas. De acordo com o coordenador do programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Nahur, a manutenção de certos sistemas ultrapassados de investimento, como a contratação de energia vinda de termelétricas, só piora o quadro para a população, pois produz mais gases do efeito estufa (que agravam o aquecimento global) e deixa mais cara a tarifa de eletricidade para os consumidores.

“O nosso país tem todas as características para ser líder global na geração de eletricidade, com ampliação da oferta de geração solar e eólica. O investimento de cinco anos em energia solar em detrimento à térmica, por exemplo, pode gerar cerca de R$ 150 bilhões de economia em 20 anos, além de mais empregos. Ao assumir uma liderança mais forte e a tempo frente às mudanças climáticas, o Brasil pode se tornar um exemplo de desenvolvimento sustentável e economia verde, contribuindo para o bem-estar da população e para a segurança climática do planeta”, comenta Nahur.

Convite ao engajamento

A Hora do Planeta acontece no mundo todo no dia 30 de março, entre 20h30 e 21h30 do horário local, e há diversas formas de fazer parte.

Para as cidades, a participação acontece por meio de um Termo de Adesão, que deve ser assinado por alguma autoridade local indicando quais monumentos e prédios públicos ficarão apagados durante os 60 minutos. Escolas, instituições privadas e organizações também podem se engajar apagando as luzes e promovendo atividades e eventos.

A WWF-Brasil incentiva a participação dos cidadãos como um todo e convida à reflexão e criação de eventos vinculados à data. Está disponível no site da Hora do Planeta um formulário para a inscrição de atividades e um material com dicas do que cada um pode fazer para participar mais intensamente da campanha.

O material também apresenta dicas do que fazer durante a Hora do Planeta, como reunir os amigos para conversar, comer ou beber à luz de velas, contar histórias de terror, resgatar jogos de tabuleiro ou aquelas fotos esquecidas no fundo do armário.

E uma dica valiosa para quem tem medo do escuro ou teme pela segurança de sua família é que você não precisa apagar todas as luzes para participar da Hora do Planeta. Está tudo bem se você deixar algumas luzes de emergência acesas em locais estratégicos da casa, apagando apenas as luzes principais!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais