Plano estabelece as bases para gerar mudanças positivas e duradouras para as pessoas, planeta e comunidades
A HP apresentou seu plano de Impacto Sustentável, com o objetivo de ajudar organizações na América Latina e em todo o mundo a criar uma economia mais eficiente, circular e de baixo carbono.
A companhia detalhou seus planos para atingir a meta ambiciosa de reciclar 1,2 milhão de toneladas de hardware e suprimentos até 2025 – cinco vezes mais do que hoje – por meio da inovação contínua em todo o seu portfólio de produtos, do modelo de comercialização e de uma cadeia de suprimentos sustentável com parceiros em toda a América Latina.
A HP também anunciou uma nova parceria de troca de cartuchos com a Kalunga, rede de materiais de escritório líder no Brasil. O programa é o primeiro desse tipo na região, permitindo que consumidores se cadastrem para substituição automática de tonerse cartuchos de tinta, com um desconto de 15% e frete grátis.
“Na HP, estamos 100% focados em garantir em fazer nossa parte para preservar o planeta para as próximas gerações”, afirma Nate Hurst, diretor executivo de Sustentabilidade da HP. “A fabricação, entrega e uso de produtos HP requerem uma quantidade substancial de recursos naturais. Com uma das maiores cadeias de fornecimento globais do setor, a HP tem uma oportunidade única de ter um impacto sustentável considerável por meio do desenho, fornecimento e recuperação de nossos produtos e para ajudar a acelerar o progresso rumo a uma economia circular global.
A liderança proativa da HP em questões ambientais e sociais é um fator essencial para a confiança da marca. Este ano, a HP foi novamente nomeada entre 100 empresas mais sustentáveis da Corporate Knights no ranking mundial. Pela quinta vez consecutiva, a HP foi nomeada para a Lista A da CDP , que reconhece os pioneiros da indústria que agem sobre as mudanças climáticas e constroem a economia futura: uma que funcione tanto para as pessoas quanto para o planeta.
A estratégia de impacto sustentável da HP é priorizada em três pilares principais:
Planeta
A HP está comprometida em desenvolver e oferecer um portfólio sustentável de produtos, melhorando a sustentabilidade nas operações globais e fazendo parcerias com os fornecedores para reduzir o impacto ambiental deles. A visão da companhia é transformar seu negócio como um todo a fim de contribuir para uma economia mais eficiente, circular e de baixo carbono e permitir que os clientes reinventem o futuro por meio do portfólio sustentável de produtos e serviços da HP.
Nos últimos cinco anos, a HP Brasil coletou e reciclou mais de 5 mil toneladas de produtos HP e fabricou mais de 8,2 milhões de impressoras com conteúdo reciclado. As soluções de circuito fechado da HP Brasil em plástico exigem menos energia para produzir do que o plástico virgem e custam de 15 a 32% menos.
Em 2018, a impressora HP Ink Tank, fabricada no Brasil, continha 20% de conteúdo reciclado. A meta da HP é atingir 32% de conteúdo reciclado até 2020.
Em 2018, o HP Planet Partners Brazil reciclou mais de 797 toneladas de produtos HP. O programa HP Planet Partners está agora disponível em 76 países e territórios em todo o mundo, incluindo oito países da América Latina e Porto Rico.
Pessoas
Independentemente do setor industrial, os empregados querem se envolver em iniciativas significativas, se sentir inspirados em seu trabalho do dia a dia e trabalhar para organizações que reflitam seus valores pessoais – estes são elementos centrais de uma mão de obra engajada. Segundo estudo realizado pela Corporate Executive Board, funcionários engajados se esforçam 57% mais no trabalho e são 87% menos propensos a pedir demissão de sua empresa atual.
A HP está reinventando os padrões de Diversidade & Inclusão e compromete-se em ter uma força de trabalho que reflita sua base de clientes. Isso inclui diversidade de pensamento, idade, gênero e nacionalidade. Aproximadamente 160 mulheres se formaram pelo programa de desenvolvimento e mentoria Women in Action (Mulheres em Ação) em Guadalajara, no México, e o programa acaba de ser lançado no Brasil.
Em toda a cadeia de suprimentos, a HP trabalha para permitir que todas as pessoas que ajudam a levar os produtos ao mercado prosperem no trabalho, em casa e em suas comunidades.
Comunidade
A HP combina programas e parcerias de impacto social com produtos e soluções que promovem a educação inclusiva pelo uso da tecnologia. A ambição da HP de levar educação de qualidade e alfabetização digital a 100 milhões de pessoas até 2025 inclui contribuir com formação de competências, tecnologia e investimentos que fortaleçam comunidades locais.
O HP LIFE, um programa da HP Foundation, oferece 30 cursos gratuitos de negócios e habilidades em TI em sete idiomas, incluindo espanhol e português. Em 2025, a HP LIFE visa inscrever um milhão de usuários em cursos focados na carreira e prontidão da força de trabalho.
Conforme informado no Relatório de Impacto Sustentável 2017 da HP, avanços substanciais estão sendo feitos em todos os pilares:
- Impulsionou um aumento de 38% em relação ao ano anterior em negócios em que a sustentabilidade era um diferencial importante
- Mais de US $ 700 milhões em novos negócios
- Atingiu a meta de usar 40% de energia elétrica renovável em suas operações globais
- De > 784 milhões cartuchos recuperados, 86 milhões cabides de vestuário e garrafas de plástico 4B
- 100% dos cartuchos de toner da HP contêm de 5 a 38% de conteúdo reciclado
Compromisso da HP com o Impacto Sustentável
A HP visa promover melhorias duradouras para o planeta, as pessoas e as comunidades. A ideia é construir com integridade, certificando-nos de que todos os produtos e operações sejam baseados nos mais altos padrões éticos. Há comprometimento com inovações, em todo o ciclo, que melhorem o desempenho, reduzam o desperdício e fortaleçam uma economia circular e de baixo carbono. Além disso, o impacto cria oportunidades e possibilita ações para que tenhamos uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva.