Aprender algumas ideias com garrafa PET para jardim pode ser um ótimo jeito de iniciar a jardinagem, além de contribuir para a reutilização de um material que normalmente vai para o lixo. A garrafa PET é um produto plástico comumente utilizado no dia a dia, usado como embalagens de refrigerantes, água e até mesmo remédios. Porém, ela pode oferecer diversos impactos ambientais quando descartada incorretamente.
Apesar de ser 100% reciclável, apenas parte da população pratica a reciclagem, o que potencializa o impacto do material. De fato, dados da Agência Brasil de 2022 indicam que apenas 4% dos 27,7 milhões de toneladas de resíduos reutilizáveis produzidos anualmente são reciclados — com a maioria sendo encaminhada erroneamente a aterros sanitários e lixões.
Portanto, reciclá-las ou aprender ideias com garrafa PET para jardim pode proporcionar um melhor aproveitamento do material.
O vaso é a ideia com garrafa PET para jardim mais comum — e também a mais fácil! Fazer seu próprio vaso com uma garrafa PET não é muito complicado. Além disso, existem várias maneiras diferentes de personalizar o projeto para torná-lo ainda melhor.
Você pode decorá-lo como quiser ou adicionar barbantes para que façam parte de um jardim vertical. Siga o passo a passo:
Para o vaso vertical:
Corte a garrafa PET no meio. Se quiser mais espaço para terra, faça um corte um pouco mais alto (mais próximo da tampa).
Faça buracos de drenagem na parte de baixo do vaso.
Adicione a terra e a planta.
Se quiser, adicione buracos na parte de cima do vaso para passar um barbante ou outro material para torná-lo um vaso flutuante.
Para o vaso horizontal:
Deite a garrafa de lado e corte um retângulo grande na parte superior.
Se desejar deixar desse jeito, só basta adicionar a terra e a planta e pronto! Porém, para o jardim suspenso você deverá seguir um passo adicional.
Adicione dois furos (eles devem ser grandes o suficiente para que o barbante ou fio passe) em cada lado do retângulo grande que você fez. Puxe o material pendurado por esses orifícios e crie nós para mantê-lo no lugar. Pendure onde quiser.
Alimentador de pássaros
Confira a ideia com garrafa PET para o jardim do blog Welcome To Nana’s:
Higienize e seque a garrafa PET de sua preferência.
Na lateral da garrafa, perto do fundo, corte um semicírculo em forma de ferradura (não um buraco completo). Deixe o plástico preso no fundo do buraco para que ele faça uma aba que você puxa para fora e para baixo.
Empurre o cabo de uma colher de pau por esse buraco e atravesse a garrafa até que ela toque no lado oposto da garrafa.
Marque o local onde a alça toca o outro lado da garrafa.
Corte um pequeno círculo ou um “X” onde você marcou a garrafa. Faça-o grande o suficiente para que o cabo da colher passe bem.
Empurre o cabo da colher pela pequena abertura que você acabou de cortar.
Faça exatamente a mesma coisa com a segunda colher, na metade da garrafa, começando em uma direção diferente da primeira colher.
Use um funil (ou embrulhe um pedaço de papel em um funil) para encher a garrafa com sementes de pássaros. Algumas sementes devem cair na tigela da colher.
Se quiser, amarre um barbante grosso ou use arame no topo da garrafa para que ela fique pendurada.
Casa de pássaros
Além de decorar o seu jardim, você pode criar abrigo para os animais que o habitam — como os pássaros.
Corte a garrafa PET no meio — a parte com a tampa será o “telhado” da casa, portanto, tente moldá-la de acordo com a sua preferência.
Na parte inferior da garrafa, corte um retângulo grande o suficiente para servir como a porta que os pássaros usam para entrar na casinha.
Faça um furo na tampa da garrafa e passe um fio de barbante para suspender a casa.
Junte ambas as partes da garrafa e decore como quiser.
Para saber mais sobre essa ideia, confira no site Goods Home Design.
Vaso autoirrigável
Em vez de fazer um vaso convencional, que tal tentar fazer um vaso autoirrigável com a garrafa PET?
Retire a tampa da garrafa e faça dois furos de cerca de 6 milímetros nela.
Do interior da tampa, enfie as pontas de um pedaço curto de corda de algodão de 6 milímetros em cada buraco. As pontas devem ser longas o suficiente para que, quando você rosquear a tampa novamente e colocar a plantadeira no lugar, elas alcancem o fundo do reservatório.
Deixe um laço de corda dentro da tampa para que ela fique alguns centímetros no solo.
Depois de ajustar os comprimentos, aperte a tampa novamente.
Adicione água e deslize a parte superior da garrafa na parte inferior como você vê na foto.
Encha com terra e adicione a planta. Você pode levantar a parte superior quando precisar adicionar água ou fazer um pequeno furo na lateral da base para facilitar ainda mais o reabastecimento.
A estufa da garrafa PET é ideal para dar uma vantagem inicial às plantas da estação quente, como tomates, pimentões e berinjelas. Confira:
Escolha uma garrafa grande, como uma de 5 litros;
Corte o fundo da garrafa e coloque a parte de cima, sem tampa, em cima da planta que deseja aquecer.
Para se certificar de que ela está recebendo água o suficiente, crie uma bacia de solo maior que o fundo da garrafa cortada, para que a água possa escoar pela bacia.
Esse tipo de ideia com garrafa PET é melhor executada durante o inverno, quando as temperaturas variam abaixo de 18ºC.
Vaso para cogumelos
Que tal cultivar alguns cogumelos no jardim? Veja como:
Você vai precisar de:
Borra de café;
Papelão;
Micélio do cogumelo de sua preferência;
Sacos de lixo transparentes de tamanho médio de 50 litros;
Garrafa PET de 3 litros;
Álcool isopropílico.
Molhe alguns pedaços de papelão em água 1-2 dias antes de começar o processo.
Pegue a garrafa e corte 3 lados da tampa — sem tirá-la completamente da garrafa. Faça e corte 4 a 6 pequenos orifícios de aproximadamente 6 milímetros para permitir a troca de ar e drenagem no fundo. Limpe o interior e o exterior do recipiente com álcool.
Crie camadas de cogumelo, borra de café e papelão. Coloque de 2 a 3 camadas de papelão, polvilhe um pouco do micélio e cubra com uma fina camada de borra de café.
Repita as camadas até encher o recipiente. Cubra com uma camada de papelão e feche a tampa.
Pendure frouxamente um saco plástico transparente sobre o recipiente para permitir a troca de ar, mas manter a umidade.
Coloque a garrafa com o plástico em um local escuro por 2 semanas. Verifique a cada poucos dias para ter certeza de que não está secando. Borrife água dentro do saco ou tampa do recipiente, se necessário.
Equipe eCycle
Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.