PET é a abreviatura de politereftalato de etileno, composto químico a partir do qual é feita a garrafa PET. Apesar de ser um produto reciclável e de baixo custo de produção, a fabricação e o descarte inadequados fazem com que a garrafa represente um enorme perigo para o meio ambiente.
Uma garrafa PET jogada no meio ambiente demora cerca de 400 anos para se decompor e, devido à sua lenta degradação, provoca a contaminação do solo e ocupa um grande volume nos lixões e aterros sanitários.
Encaminhar estes resíduos para reciclagem é de extrema importância. Porém, somente um pouco mais da metade do material (55%) é recolhido e reaproveitado nas empresas de reciclagem, no Brasil, segundo dados oficiais. Isso quer dizer que há muito desse polímero jogado na natureza.
Por isso, os trabalhos artesanais também são ótimas alternativas para diminuir a quantidade de plástico descartado e dar vida nova aos materiais, fazendo com que a reutilização de garrafas PET seja útil e reduza danos.
Muito versátil, a garrafa PET pode ser usada na confecção de inúmeros objetos.Confira algumas ideias:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais