A partir de agora, os visitantes da ilha de Fernando de Noronha terão uma nova experiência de turismo ambiental. O projeto Noronha Plástico Zero, desenvolvido pela Administração da ilha de Fernando de Noronha em parceria com a Menos 1 Lixo, Iönica e Grupo Heineken no Brasil, inaugurou na terça-feira, 12 de novembro, seu Centro de Engajamento, espaço dedicado à realização de atividades de conscientização para turistas e moradores da ilha.
Criado para fazer de Noronha a primeira ilha plástico zero do Brasil, o projeto Noronha Plástico Zero foi concretizado após a assinatura do decreto que proibiu a entrada de plásticos descartáveis de uso único na região. A iniciativa é um convite não só a reflexão, mas também à ação da sociedade, considerando, principalmente, os quatro dos sete Rs da sustentabilidade: repensar, regenerar, reutilizar e ressignificar.
O espaço, que representa o repensar do manifesto, concentra atividades que visam oferecer aos visitantes uma verdadeira experiência imersiva sobre a história e trajetória do plástico. Com eventos, rodas de conversa, oficinas e intervenções artísticas e culturais, o Centro de Engajamento tem como principal objetivo estimular reflexões em torno do plástico e outros resíduos, passando por questões como meio ambiente, descarte consciente e sustentabilidade.
“O Centro de Engajamento foi idealizado para trazer os moradores e turistas para dentro do projeto, tornando-os agentes dessa mudança de comportamento e multiplicadores dessa mensagem. Nosso objetivo é que a comunidade possa aproveitar esse espaço e fazê-lo perdurar”, comenta Guilherme Rocha, administrador de Fernando de Noronha.
Para garantir o engajamento da população, o Noronha Plástico Zero também contempla entre suas iniciativas a formação de agentes de transformação, grupo formado pelos próprios moradores da ilha que ficarão responsáveis pelos cursos e atividades de conscientização dentro e fora do Centro de Engajamento. Representando o regenerar do manifesto do projeto, os agentes farão a comunicação direta com a população, para transmitir e multiplicar os ensinamentos sobre o consumo consciente, apoiando os eventos e atividades que acontecem no espaço, além de mapear as necessidades locais e atender aos interesses da comunidade.
“Os agentes têm como importante papel a humanização do projeto. Sem eles, o elo entre o Centro de Engajamento e a comunidade não seria possível, por isso, acreditamos que a presença deles é o que garantirá que todo o conhecimento produzido e compartilhado seja absorvido pela comunidade e perpetuado dentro e fora da ilha”, comenta Wagner Andrade, diretor de inovação do Menos 1 Lixo, empresa co-realizadora do projeto.
Para auxiliar a população a reutilizar e, consequentemente, eliminar o plástico descartável como resíduo no dia a dia, o projeto está entregando aos moradores e turistas da ilha o Kit Noronha Plástico Zero, composto por copo, canudo e bolsa reutilizáveis.
Para fechar o ciclo sobre a conscientização em relação ao descarte de resíduos, o projeto contempla também um olhar para o vidro, tendo em vista a importância e o impacto de ressignificar o uso deste material. Após passar por um processo de melhoria em sua infraestrutura, o Caminho do Vidro transforma o que seria lixo em areia para a construção civil, com a moagem e destinação correta do material.
Toda essa iniciativa vem ao encontro do movimento “Mais com Menos” do Grupo Heineken no Brasil, um movimento em busca de mais ação e menos discurso, mais diálogo menos intolerância, mais celebração com equilíbrio, e tudo isso com menos impactos negativos, tendo como norte a regeneração. Por meio de pequenas e de grandes iniciativas, dentro da HEINEKEN e da casa de cada brasileiro, é importante gerar a reflexão e a mudança de comportamento positivo que impactem vidas e o futuro das próximas gerações.
“O Noronha Plástico Zero é mais um exemplo que materializa a nossa visão de transformação, que se dá por meio de projetos mais colaborativos e co-criados com diferentes atores da sociedade, neste caso em específico, o primeiro setor, negócios de impacto e sociedade civil. Com um espaço físico para sensibilizar e engajar a população local e turistas da ilha, usaremos o conhecimento como principal ferramenta para estimular as mudanças positivas de comportamento que o projeto visa alcançar”, comenta Ornella Vilardo, Gerente sênior de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil. “Para nós, demonstrar de forma prática um modelo replicável de educação com ação, que contribui para preservação da ilha, reforça o nosso compromisso de crescer junto com as comunidades nas quais estamos inseridos”, ressalta a executiva.
Para conferir o manifesto completo Noronha Plástico Zero e acompanhar as novidades e andamento do projeto acesse o site www.noronhaplasticozero.com.br, ou siga pelo Instagram www.instagram.com/noronhaplasticozerooficial.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais