A maioria dos brasileiros se preocupam com questões relacionadas ao meio ambiente, como desmatamento ilegal e destruição de florestas. Em seu dia a dia, controlam o gasto de energia e água e reciclam o lixo. Mas, na hora de consumir, muitos não sabem se determinado produto pode ser considerado verde e tem dificuldade para encontrá-los.
Estes são alguns dos resultados encontrados na pesquisa Comportamento e Consumo Verde dos Brasileiros – o caminho para uma atuação social e ambientalmente responsável, lançada no Dia do Consumo Consciente, 15 de outubro.
A pesquisa, realizada pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) junto à H2R Pesquisas Avançadas, traz resultados que auxiliam no debate sobre a atuação sustentável das indústrias, empresas, consumidores e certificadoras. A pesquisa busca ajudar na compreensão de atitudes, comportamentos e hábitos do consumidor brasileiro em relação a questões socioambientais.
Os resultados apontam caminhos e indicam ferramentas que colaboram com a gestão de cadeias produtivas mais responsáveis. Também reforçam a importância do uso de selos e certificados para demonstrar compromissos socioambientais, e ajudam a direcionar ações de comunicação que diferenciem marcas e produtos.
A pesquisa foi realizada com 534 pessoas de todo o Brasil. Foram feitos quatro recortes de perfis, baseados nas respostas dos consumidores referente a sustentabilidade, atuação junto à comunidade, ações praticadas no dia a dia e hábitos de consumo.
Entre os entrevistados, a maior parte se encaixa no perfil interessado. Esse grupo reúne 51% das pessoas, que se preocupam com o desmatamento ilegal, a destruição de florestas nativas e o esgotamento dos recursos naturais. Também se preocupam com reflexo no dia a dia e em hábitos de consumo e se informar sobre práticas sustentáveis, valoriza a produção local e escolhe produtos que podem ser reciclados.
Na outra ponta estão os céticos, que correspondem a 7% dos entrevistados. Nesse perfil estão aqueles com baixa preocupação com questões socioambientais. Suas atitudes responsáveis estão mais ligadas ao impacto econômico do que a preocupações ambientais (uso consciente de água e energia, por exemplo). Esse perfil também tem dificuldades orçamentárias para praticar uma agenda socioambiental. Outros 33% são considerados desinteressados (cuja maior preocupação relacionada a questões socioambientais é a poluição das águas) e 9% atuantes (buscam informações sobre a origem de produtos, evitam marcas denunciadas por práticas ilegais e escolhem produtos certificados).
Em relação a ações no dia a dia, 98% dos entrevistados realiza alguma ação de impacto ambiental no dia a dia, como controle do gasto de energia, utilização de água de forma consciente, separação de lixo reciclável, entre outras. Já na hora de consumir, mais de 90% dos entrevistados consideram algum critério relacionado à sustentabilidade na hora de decidir pela compra de um produto. Os consumidores brasileiros reconhecem a importância da certificação dos produtos e 60% compram produtos certificados.
A pesquisa também aponta quais os principais desafios para o consumo verde. Enquanto por um lado 75% comprariam produtos verdes, 47% não sabem como ter certeza se um produto é verde ou não, e 62% acham que este tipo de produto é difícil de encontrar. A maioria também acredita que as empresas deveriam se preocupar com o tipo de embalagem dos produtos e informar melhor sobre sua origem.
Como forma de conhecer a sustentabilidade dos produtos, os selos ambientais são as principais referências de responsabilidade para os consumidores. Eles são associados a boa procedência e origem dos materiais, além de práticas responsáveis na cadeia produtiva.
A pesquisa na íntegra pode ser vista no site do Imaflora: imaflora.org/download-form.php?id=966
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais