A sustentabilidade é um tema muito amplo e isso dificulta a criação de uma imagem mental que possa definir o conceito. Muitos artistas, como Paulo Grangeon na instalação de esculturas Pandas on Tour, retratada acima, trabalham com o assunto, seja por meio de obras feitas com recursos naturais, como no caso da land art, em que o terreno natural compõe o trabalho artístico, seja através de esculturas, montagens, instalações, fotografias ou quadros.
Realizada por Agnes Denes em 1982, em Manhattan, ainda com o World Trade Center ao fundo:
Domo construído pelos arquitetos Amanda Schachter e Alexander Levi com 450 guarda-chuvas e 128 garrafas que estavam flutuando nas margens da lagoa do Inwood Hill Park, em Nova York:
Ela mora em Nova York há 20 anos e cria esculturas com objetos jogados no lixo.
Outra obra de Aviva Rahmani, que discute a interação entre a sustentabilidade e as relações humanas, aproximando as agressões à natureza com a violência contra as mulheres:
Fotografia de Chris Jordan, tirada em 2005, em Atlanta. Saiba o que fazer com o aparelho de celular antigo. O lixo não é o lugar certo.
O filme dialoga sobre as relações dos humanos entre si e também com o planeta e está disponível na íntegra no YouTube (falado em várias línguas, com legendas em português). Vale conferir.
Nesta instalação de 2012, chamada “Sandstars“, Gabriel Orozco arranjou mais de 1200 objetos provenientes de um depósito de lixo no México no piso do Museu Guggenheim, em Nova York.
Com pigmentos produzidos a partir de resíduos tóxicos encontrados na região do rio Ohio.
Que usa técnicas de upcycle para criar o figurino de seus ensaios, alertando para o problema da poluição em oceanos e praias.
A fotógrafa Rachel Sussman viajou o mundo fazendo imagens de sustentabilidade. Ela estava em busca da “coisa viva mais antiga do mundo“. Nessa foto, ela retratou um ser vivo de mais de 2 mil anos, no deserto do Atacama, no Chile:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais