Imunidade: o que é e como fortalecê-la

Compartilhar

Imunidade é a habilidade do corpo de resistir ao ataque de micro-organismos prejudiciais — os patógenos, como vírus, parasitas e bactérias. Quando patógenos entram no organismo, os antígenos (moléculas de bactérias que deflagram a produção de anticorpos) encontrados em sua superfície ativam a resposta do sistema imunológico, os glóbulos brancos  — ou leucócitos. 

Existem diversos tipos de leucócitos que ajudam o organismo a combater essas invasões, porém, o Linfócito B libera os anticorpos.

Anticorpos são proteínas produzidas pelo corpo que juntam-se aos antígenos a fim de eliminar os patógenos. Uma vez que os anticorpos são produzidos, eles continuam no corpo mesmo depois que os patógenos já foram expulsos, construindo a imunidade

A vacina, por exemplo, solta antígenos inativados ou fracos no corpo, resultando na resposta do sistema imunológico que produz anticorpos para o vírus. 

Confiança nas vacinas

Tipos de imunidade

Existem dois tipos de imunidade, a ativa e a passiva.

A imunidade ativa acontece quando o corpo é exposto a um patógeno e começa a produzir anticorpos. Isso pode acontecer naturalmente, com a infecção da própria doença, ou com a ajuda de vacinas. 

Já a imunidade passiva é quando o corpo recebe anticorpos em vez de fazê-los — um bebe que recebe anticorpos pela placenta. 

A imunidade passiva oferece uma proteção imediata, diferentemente da imunidade ativa, que precisa de tempo para produzir anticorpos.

Tratamento de Covid-19

Um tratamento para o coronavírus foi descoberto na Universidade de Munique, o que chamam de “vacinação passiva”. Esse tratamento é caracterizado pela neutralização de anticorpos que desativam o vírus SARS-CoV-2, impedindo que ele se multiplique. A vacina de tratamento pode ser aplicada via intravenosa ou subcutânea. Pesquisadores que trabalharam no desenvolvimento do tratamento alegam, porém, que os anticorpos devem ser aplicados dentro de sete dias dos primeiros sintomas para que tenham resultados. 

Covid-19: conheça sintomas da doença causada pelo novo coronavírus

Como fortalecer a imunidade

A imunidade funciona melhor quando está fortalecida e pronta para combater os vírus e bactérias que ameaçam a saúde. Quando ela está enfraquecida fica mais suscetível a contaminações.

Porém, é possível manter a imunidade forte, ou começar a fortalecê-la com hábitos saudáveis. Manter uma dieta balanceada, fazer exercícios e ter uma boa rotina de sono são algumas coisas que se pode fazer para manter o sistema imunológico funcionando bem, assim como manter uma boa higiene. 

É importante lembrar que, embora essas coisas funcionem, elas não substituem nenhuma vacina. As vacinas são essenciais para a saúde geral e ajudam a proteger não só um indivíduo, como toda uma população, de doenças perigosas.

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais