Incêndios em carros elétricos submersos: um risco potencial em zonas de alagamento

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As inundações provocadas pelos furacões Helene e Milton em 2024 causaram um impacto devastador no sudeste dos Estados Unidos, trazendo um risco pouco conhecido, mas alarmante: o incêndio de baterias de íons de lítio. Mais de 50 veículos elétricos e dispositivos movidos a bateria, como patinetes e ferramentas elétricas, pegaram fogo após a exposição à água salgada, colocando em risco propriedades e vidas.

Embora veículos elétricos sejam geralmente considerados seguros, situações extremas, como inundações, aumentam significativamente o perigo. A água salgada, condutora de eletricidade devido ao sal dissolvido, pode infiltrar-se nas baterias e iniciar um processo chamado fuga térmica. Esse fenômeno gera calor excessivo, curto-circuitos e pode resultar em incêndios explosivos que liberam gases tóxicos, difíceis de controlar. Em alguns casos, os danos podem ser desencadeados dias após a submersão, tornando as baterias verdadeiras “bombas-relógio”.

Os sistemas de vedação das baterias, embora avançados, não são projetados para suportar longos períodos de imersão. Pequenas aberturas ou falhas de fabricação podem permitir a entrada de água no compartimento interno, onde reações químicas corrosivas começam a ocorrer. Mesmo baterias descarregadas apresentam riscos, já que a voltagem residual entre seus terminais é suficiente para desencadear reações perigosas.

A condutividade elevada da água salgada acelera a corrosão dos terminais metálicos das baterias, produzindo hidrogênio e oxigênio. Essa corrosão gera depósitos sólidos que podem criar curtos-circuitos, causando incêndios mesmo após a drenagem da água. Durante o furacão Ian, em 2022, dezenas de veículos elétricos submersos pegaram fogo na Flórida, incluindo alguns que já estavam sendo rebocados.

Especialistas apontam a importância de medidas preventivas em regiões propensas a inundações. Evacuar veículos elétricos para terrenos elevados ou protegê-los em áreas seguras reduz os riscos. Dispositivos menores, como bicicletas elétricas e ferramentas, devem ser armazenados em locais elevados. Caso um veículo elétrico fique submerso, recomenda-se tratá-lo como risco de incêndio, isolando-o de outros bens e acionando o fabricante para avaliação profissional.

Pesquisas continuam a buscar soluções para tornar baterias de íons de lítio mais resistentes a eventos extremos. Avanços incluem melhorias nos sistemas de vedação, uso de materiais menos suscetíveis à corrosão e revestimentos à prova d’água para terminais internos. Apesar dos desafios, o crescimento da eletrificação exige um equilíbrio entre a expansão de tecnologias limpas e a gestão de seus riscos em cenários adversos.

Com o aumento da frequência de desastres climáticos, torna-se imprescindível o desenvolvimento de práticas seguras para o uso e armazenamento de baterias. A eletrificação do transporte é um avanço significativo para a sustentabilidade, mas é preciso garantir que ela não traga novos perigos para um mundo já em crise ambiental.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

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