A compostagem caseira é a melhor alternativa para o lixo orgânico. Entenda
A coleta seletiva de lixo orgânico existe - você provavelmente já viu lixeiras coloridas da coleta seletiva com a palavra "orgânico" escrita no coletor marrom. Isso significa que o lixo orgânico também deve ser separado. Isso porque, quando o separamos, evitamos que ele contamine outros materiais como o plástico, por exemplo, e prejudique a reciclagem. Além disso, o próprio lixo orgânico é reciclável, por isso é importante também não contaminá-lo com outros tipos de materiais para não inviabilizar sua reciclagem.
Os resíduos orgânicos são recicláveis. É importante que seja feita a coleta seletiva do lixo orgânico. Entretanto, separar o lixo orgânico não é garantia de que esses rejeitos serão reciclados, pois a reciclagem depende de outras questões além da separação, incluindo fatores econômicos. Além disso, há poucos postos de coleta que se interessam por receber descarte de restos alimentares. Normalmente os pontos de coleta recebem restos vegetais como podas e galhos que caíram. Por isso, apenas separar o lixo orgânico para a coleta seletiva não basta para garantir um futuro satisfatório para seus descartes.
O que fazer pela coleta seletiva do lixo orgânico
Uma forma de garantir que seu lixo orgânico seja reciclado é reciclá-lo você mesmo em casa!
A coleta seletiva do lixo orgânico caseira é o primeiro passo para começar a reciclagem do lixo orgânico em casa.
O lixo orgânico é um material de origem biológica, pode ser proveniente da vida animal ou vegetal, também conhecido como "lixo úmido". Mas, em casa, o ideal é que seja feita a reciclagem apenas dos descartes vegetais, como cascas de banana, chá, casca de beterraba, folhas secas do quintal, etc.
A compostagem doméstica é um meio pelo qual pode ser realizada a reciclagem dos descartes alimentares vegetais.
As composteiras domésticas são práticos instrumentos higiênicos que viabilizam todo o processo de transformação do lixo orgânico em húmus.
Elas são muito fáceis de montar e podem ser encontradas em diversos tamanhos e modelos, que se adaptam facilmente até mesmo em pequenos apartamentos.
Além das composteiras mais tradicionais, existem as composteiras Humi, que são modelos que unem estilo e praticidade em um mesmo produto.
Para saber mais sobre as composteiras dê uma olhada nas matérias: "Compostagem doméstica: como fazer e benefícios" e "Humi: a composteira doméstica que une estilo e praticidade".
Benefícios
No Brasil, mais da metade do lixo produzido é composta por restos de alimentos. Todo esse resíduo, quando destinado para aterros e lixões, além de ocupar espaço aumentando a demanda por aterros, acaba por contaminar solos, água e ar, pois na decomposição do material orgânico são produzidos contaminantes como chorume contendo metais pesados, CO2 e CH4 (estes dois últimos são, inclusive, gases do efeito estufa). Entretanto, com a compostagem doméstica, essa contaminação não acontece, pois os restos alimentares são decompostos por minhocas e micro-organismos, que o transformam em um rico adubo orgânico sem emissão significativa de gases do efeito estufa.
Como fazer a coleta seletiva para a reciclagem do lixo orgânico
Para fazer a coleta seletiva para reciclar o lixo orgânico em casa é preciso saber o que pode ir na composteira. E é muito fácil. Entenda o tema com mais detalhes na matéria: "O que pode colocar na composteira?".
Ao produzir o lixo orgânico diariamente, você pode armazená-lo antes de levar à composteira ou depositar diretamente nela. Mas antes de fazer isso, veja como proceder na matéria: "O que é compostagem e como fazer".
Se você chegou até aqui, provavelmente deve estar pensando "e com o lixo orgânico que não vai na composteira, o que fazer?". Para solucionar o problema do lixo orgânico que não vai na composteira dê uma olhada na matéria: "Não vai para a composteira, e agora?".
Veja também:
- Umidade na compostagem: fator muito importante
- Guia: como é feita a compostagem?
- Recebi minha composteira doméstica. E agora?
- Cinco passos para iniciar a compostagem doméstica
- Problemas na compostagem: identifique as causas e conheça soluções
- Qual é a influência do pH na compostagem?
- Como fazer adubo orgânico com resto de alimentos
- Umidade na compostagem: fator muito importante
- Aeroporto investe na compostagem em larga escala