A infecção urinária é um tipo de infecção bacteriana, viral ou fúngica em qualquer parte do sistema urinário, composto pelos rins, bexiga, uretra e ureteres. A condição é principalmente caracterizada pela dor ao urinar e a vontade constante de ir ao banheiro.
Embora possa afetar todo o sistema urinário, a maioria dos casos impacta o trato inferior, como a bexiga e a uretra. Casos mais severos, por outro lado, ocorrem em outras partes do sistema.
Mulheres são mais suscetíveis a contrair algum tipo de infecção urinária durante a vida, com uma a cada cinco sendo afetadas. Em homens as chances são menores: a cada dez homens, um pode contrair a condição durante a vida.
Além disso, a infecção urinária é uma condição recorrente. Especialistas acreditam que um quarto das mulheres afetadas podem desenvolver uma segunda infecção até seis meses depois da primeira.
Existem três tipos de infecção urinária que dependem da área afetada:
Os sintomas da infecção urinária podem variar de acordo com a parte do sistema urinário afetado:
Outros sintomas associados à infecção urinária incluem:
Em geral, qualquer coisa que reduza o esvaziamento da bexiga ou irrite o trato urinário pode levar a uma infecção urinária. Entretanto, na maioria das vezes ela é resultante de problemas com a higiene, como se limpar de trás para frente.
A uretra fica relativamente perto do ânus, facilitando com que bactérias, vírus e outros patógenos da área transitem para o sistema urinário.
O sexo também pode ser uma das causas das infecções urinárias, uma vez que pode introduzir bactérias ao trato urinário.
Uma pesquisa de 2022 também evidenciou as causas da longevidade das infecções urinárias. De acordo com as descobertas, mesmo após o tratamento da doença, as bactérias causadoras da infecção são eliminadas apenas da bexiga, e não dos intestinos — resultando em possíveis outras infecções futuras.
Como já mencionado, mulheres são mais suscetíveis a desenvolver a condição. Isso ocorre porque a uretra feminina é menor que a masculina, o que facilita a viagem de bactérias à bexiga.
Similarmente, a genética e o formato da uretra também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento da infecção urinária.
Outros fatores de risco da condição incluem:
O tratamento da infecção urinária depende do tipo do patógeno responsável pela condição. Ele deve ser feito após o diagnóstico e acompanhado por profissionais de saúde.
Porém, em geral, infecções bacterianas são tratadas com antibióticos, infecções virais com antivirais e infecções fúngicas com antifúngicos.
Felizmente, alguns métodos caseiros podem ser incluídos na rotina para a prevenção de infecções urinárias. Conheça alguns:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais