Entenda as possíveis causas da inflamação da uretra e como é feito seu tratamento
A inflamação da uretra é o sintoma principal da uretrite. Ela é contraída via infecção bacteriana e curada com antibióticos. A uretra é o tubo que leva a urina da bexiga para fora do corpo.
Embora não possa ser categorizada como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a uretrite pode ser resultado do contato sexual. Vírus e bactérias decorrentes da clamídia e da gonorreia podem causar inflamação da uretra.
A uretrite é diferente, porém, das infecções do trato urinário (ITUs), mesmo tendo sintomas parecidos. Ela pode afetar ambos os sexos, sendo mais comum em mulheres por conta do tamanho reduzido da uretra.
Em casos de gonorreia e clamídia, a concentração geralmente se encontra na uretra, mas em mulheres pode se espalhar pelo resto do organismo causando a doença inflamatória pélvica (DIP).
Causas
Como já mencionado, a maioria das causas da uretrite derivam de infecções bacterianas. Algumas das bactérias que podem transmitir a condição são:
- Gonococo — uma bactéria sexualmente transmissível que causa gonorreia
- Chlamydia trachomatis — também sexualmente transmissível, causando clamídia
- Bactérias derivadas das fezes
Alguns vírus, como o da herpes, também podem resultar na inflamação da uretra. É possível, também, que a condição não derive das ISTs, sendo, então, resultado de alguma irritação ou trauma genital.
Tipos
Os tipos da uretrite derivam do que causou a infecção.
- Uretrite não gonocócica — não é causada pela bactéria da gonorreia
- Uretrite gonocócica — causada bela gonococo
- Uretrite não-específica (UNE) — quando não se sabe a causa da infecção
Sintomas
O principal sintoma da inflamação da uretra derivado de uretrite é o desconforto ao urinar, podendo ser uma sensação de queimação ou dor. Os sintomas variam entre os sexos.
Em homens:
- Secreção branca na ponta do pênis
- Ponta do pênis irritada ou dolorida
- Necessidade frequente ou urgente de urinar
- Sangue no sêmen ou na urina
- Coceira ou sensação de queimação na abertura do pênis
- Dor durante o sexo
Em mulheres:
- Necessidade frequente ou urgente de urinar
- Irritação na abertura da uretra
- Corrimento anormal junto com outros sintomas urinários
- Dor durante o sexo
Diagnóstico
O diagnóstico médico pode ser feito através de um exame de urina ou com um teste de cotonete, onde o líquido da uretra é recolhido e analisado. Além disso, é recomendado outros testes para identificar possíveis ISTs.
Tratamento
O tratamento é feito com acompanhamento médico e envolve a prescrição de diferentes antibióticos que trabalham para curar a inflamação da uretra.
Prevenção
Como a maior causa da uretrite deriva do contato sexual, o melhor tipo de prevenção é o uso de camisinha durante o sexo. Também é recomendado o teste regular de ISTs e DSTs e conscientização de parceiros sexuais para possíveis condições.