Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Depois da proibição de canudos de plástico feita pelo país em 2020, Inglaterra proíbe outros itens de plástico de uso único

O governo inglês anunciou que pretende proibir a venda de alguns itens de plástico de uso único até o final deste ano. O plano foi anunciado no último domingo (8), porém, a declaração oficial será realizada no próximo domingo (15), onde os itens incluídos na proibição serão divulgados.

Até agora, acredita-se que serão banidos pratos, tigelas, bandejas de plástico e copos de poliestireno usados em restaurantes. Embora a lei não cubra a venda desses produtos através de supermercados e outros revendedores, existem planos para que essa proibição seja realizada até 2024. 

A decisão foi tomada pela Secretária do Meio Ambiente, Therese Coffey, que confirmou a informação. De acordo com Coffey, a decisão é um modo de enfrentar o problema da poluição plástica e foi impulsionada pelo público.

Plástico de uso único recebe taxa na Alemanha

“Essa nova proibição terá um enorme impacto para parar a poluição de bilhões de pedaços de plástico e ajuda a proteger o ambiente natural para as gerações futuras”, disse em entrevista ao The Daily Mail

Dados do governo indicam que todos os anos, cerca de 1,1 bilhão de pratos descartáveis ​​e 4,25 bilhões de talheres de plástico são usados na Inglaterra. Porém, apenas 10% são reciclados. 

Essa não é a primeira vez que o governo inglês age na regulação de itens de plástico de uso único. Em 2020, o país introduziu a proibição de canudos, mexedores de bebidas e cotonetes de plástico descartáveis. 

Similarmente, em dezembro de 2022, a Inglaterra anunciou a proibição de talheres de plástico. 

Embora uma ação positiva para enfrentar o problema da poluição plástica, alguns ativistas ambientais criticaram o atraso da proibição. 

“Embora a remoção de bilhões de itens comumente jogados no lixo nunca seja uma coisa ruim – este é um movimento muito atrasado e ainda uma gota no oceano em comparação com a ação necessária para conter a maré de plástico.”, disse Megan Randles, ativista política do Greenpeace do Reino Unido, em sua página do Twitter.

De fato, a decisão da Inglaterra foi atrasada em comparação com a União Europeia, que declarou a proibição de itens de plástico de uso único em 2021. O decreto proíbe a venda de poluentes comuns, como canudos, garrafas plásticas, copos para café e embalagens para viagem nos mercados da UE.

Recentemente, outros países da Grã-Bretanha também anunciaram proibições parecidas. A proibição de plásticos de uso único na Escócia entrou em vigor em agosto de 2022 e leis semelhantes foram aprovadas no País de Gales em dezembro do ano passado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais