Embora bikes elétricas não sejam exatamente novas, o modelo que você confere agora é de tirar o fôlego. Seu design atrai a atenção por parecer o veículo de algum vilão dos quadrinhos – ou de um super herói ecofriendly. A arrojada bicicleta sem correntes INgSOC, cujo nome faz referência ao livro 1984, de George Orwell, foi projetada pelos designers Edward Kim e Benny Cemoli. INgSOC é a palavra no idioma fictício do romance para “socialismo inglês” (ideologia do partido governante no livro).
O protótipo do conceito de bicicleta elétrica incorpora as formas aerodinâmicas de bikes de triathlon, o fácil manuseio de bicicletas tradicionais e a tecnologia hibrida avançada de bicicletas elétricas.
A bike de aspecto futurista pode ser executada em três modos: movida sem pedaladas e apenas com base no motor, com pedaladas assistidas pelo uso médio da bateria (pedelec), ou apenas pelo método tradicional de pedalar.
Quando a bateria se esgotar ou o usuário desejar pedalar sem ajuda do motor para se manter em forma, parte da energia gerada pelo ciclista por mover os pedais é direcionada para carregar a bateria.
Sua armação é construída com polímero de fibra de carbono reforçado (CFRP) para garantir resistência e elevado rendimento.
A bateria que alimenta o motor está ligada às luzes frontais e traseiras e também a um dock que permite a recarga de celulares, facilitando o uso de aplicativos de GPS, que consomem tanta bateria em seu smartphone. Atrás do assento se localiza a bateria removível que alimenta o motor da bike – ela possui um indicador do nível de carga. A bicicleta ainda é um conceito, mas seus designers estão buscando ajuda para torná-la viável. Para atualizações sobre o projeto acesse o blog do designer Edward Kim.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais