A Nestlé é ganhadora do Prêmio Eco 2023, promovido pela AMCHAM, na categoria ‘Práticas de Sustentabilidade em Processos’ , com iniciativas voltadas para mulheres na liderança e com o programa Nature por Ninho. Em sua 40° edição, o Prêmio Eco reconhece histórias que promovem as melhores práticas empresariais voltadas à sustentabilidade dos negócios, da sociedade e do meio ambiente.
O Programa Nature por Ninho é uma iniciativa que capacita e remunera as fazendas parceiras da Nestlé pela adoção de práticas regenerativas para uma produção de leite mais sustentável. Essas fazendas, além de ganharem profissionalização e aumentarem a produtividade, também passam a ser classificadas em três níveis: Bronze, Prata e Ouro, e recebem um bônus no preço de seu leite de acordo com a implementação de iniciativas que abrangem bem-estar animal, gestão hídrica e cuidados com o solo.
Os resultados do Programa incluem mais de 35 mil vacas em lactação vivendo em ambientes climatizados, que proporcionam mais conforto, saúde e redução na emissão de gases de efeito estufa; economia de 75 milhões de litros de água na produção de leite por meio da gestão hídrica e cuidados com o solo, que já contribuíram com a redução do impacto em uma área equivalente a sete mil campos de futebol. A fim de apoiar a transição das fazendas para a agricultura regenerativa, e em parceria com a Embrapa, a Nestlé oferece suporte técnico especializado e orientações de melhores práticas, como cultivo de plantas de cobertura, diversidade de espécies, menor compactação e redução de fertilizantes químicos.
Já as diversas iniciativas voltadas para gênero feminino estão contribuindo para que cargos de liderança na Nestlé sejam, cada vez mais, ocupados por mulheres. O Programa Empoderadas, por exemplo, chegou à sua 3ª edição em 2023 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de líderes mulheres da Divisão Técnica (fábricas) promovendo autoconhecimento, empoderamento e liderança. Desde 2021, o Empoderadas já impactou mais de 50 mulheres, alcançou 95% de retenção de talentos, 75% de aderência ao plano de desenvolvimento e 65% das participantes tiveram movimentação em suas carreiras dentro da empresa.
A Nestlé também mantém iniciativas para tornar o campo mais inclusivo, além de apoiar eventos específicos para o público feminino. O projeto Força da Moça do Campo já impactou mais de 500 mulheres trazendo inspiração e motivação para que elas reconheçam e validem a importância do seu papel na propriedade leiteira.
“Como uma empresa centenária no Brasil, a Nestlé tem o compromisso de utilizar sua grande escala para transformar e impactar positivamente a vida das pessoas e do planeta. Promovemos a agricultura regenerativa reduzindo as emissões de CO2 na natureza, adotamos práticas sustentáveis nas nossas operações e valorizamos um ambiente respeitoso e diverso para colaboradores e parceiros. O reconhecimento do Prêmio Eco destaca algumas das nossas iniciativas e pode ajudar a potencializar futuras parcerias para que, através da colaboração, possamos acelerar ainda mais a nossa transição para um sistema alimentar regenerativo”, declara Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Business Transformation na Nestlé Brasil.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais